header top bar

section content

Efraim quer solução para problema do lixo na PB

O deputado federal Efraim Filho (DEM-PB) quer que Governo Federal e Governo do Estado ajudem os municípios paraibanos a solucionar problemas com o lixo. Efraim disse em entrevista nesta segunda-feira, 24, que os municípios paraibanos só conseguirão solucionar o problema do recolhimento de resíduos sólidos com a ajuda do Governo Federal e do Governo do […]

Por

29/05/2010 às 08h18

O deputado federal Efraim Filho (DEM-PB) quer que Governo Federal e Governo do Estado ajudem os municípios paraibanos a solucionar problemas com o lixo.

Efraim disse em entrevista nesta segunda-feira, 24, que os municípios paraibanos só conseguirão solucionar o problema do recolhimento de resíduos sólidos com a ajuda do Governo Federal e do Governo do Estado.

Segundo o parlamentar um estudo feito pelo IBAMA aponta que 98% dos municípios paraibanos enfrentam problemas com o recolhimento do lixo.

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) revela que o lixo de 98% dos municípios paraibanos tem destino irregular. Os dejetos são encaminhados para lixões a céu aberto ao invés de aterros sanitários. Segundo o Ibama da Paraíba, apenas a região metropolitana de João Pessoa possui aterros dentro das exigências ambientais.

O procurador do órgão, Bruno Faro, informou que nos lixões os dejetos não são submetidos a nenhum tipo de tratamento. Já nos aterros, são abertas valas que são constantemente fiscalizadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Sudema).

Faro, informou que o município de Campina Grande tem a pior situação do estado, não existe aterro sanitário e o lixão fica muito próximo da rodovia.

Segundo Efraim Filho os municípios deverão encaminhar projetos de criação de aterro sanitário, e nesse contexto surge a necessidade da participação do Governo do Estado e do Governo Federal, que devem ajudar a viabilizar esses empreendimentos.

Da assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: