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DER abre licitação para obras em mais de 1000 Km de rodovias da Paraíba

O Governo do Estado já antecipou a construção de 203 quilômetros, dos quais 43,7 já estão concluídos – a PB-348 – São Gonçalo/São José da Lagoa Tapada no Sertão da Paraíba

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17/06/2010 às 23h20

O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) deu início à abertura de propostas de licitações para obras de pavimentação e restauração de 46 rodovias da malha rodoviária estadual, através do programa financiado com recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF), no valor de US$ 100 milhões e uma contrapartida de US$ 54,6 milhões do Governo do Estado. Serão beneficiadas 46 rodovias nas mais diversas regiões do Estado, abrangendo 80 municípios e mais de um milhão e 200 mil de habitantes, do Litoral ao Sertão.

Para agilizar o andamento do Programa, a licitação foi dividida em quatro lotes de rodovias, totalizando pouco mais de mil quilômetros. Serão 650 km de pavimentação e 369 km de restauração.

Extensão e valor por lote – O primeiro lote é constituído de 178 km e vai custar R$ 84,5 milhões. O segundo lote terá 195 km e investimento de R$ 89,9 milhões. No terceiro lote, são 215,5 km e custo de R$ 99,7 milhões, e finalmente, o quarto lote tem 230 km e investimento de R$ 106,9 milhões.

O Governo do Estado já antecipou a construção de 203 quilômetros, dos quais 43,7 já estão concluídos – a PB-348 – São Gonçalo/São José da Lagoa Tapada e a PB-071 – Jacaraú/Divisa PB/RN (Nova Cruz). O prazo para conclusão das obras, segundo revela o diretor superintendente do DER, Solon Alves Diniz, é de quatro anos e terá um investimento total de cerca de R$ 400 milhões.

As obras terão início tão logo sejam concluídas as licitações, possivelmente já a partir do próximo mês de julho. Como os recursos já estão assegurados através do contrato de financiamento assinado pelo governador José Maranhão, os serviços serão executados sem interrupção.

Benefícios
"O programa do governador José Maranhão para o setor rodoviário estadual é arrojado e jamais visto na Paraíba. Trará inúmeros benefícios para a segurança da trafegabilidade na malha rodoviária, garantindo o escoamento da produção agrícola e industrial e a movimentação das pessoas em busca de trabalho e lazer”, disse Solon.

Para o dirigente do DER, são obras estruturantes que permitirão o desenvolvimento sustentado do Estado. No lado social, os investimentos priorizam as regiões mais pobres, ou seja, as que apresentam menores índices de desenvolvimento humano (IDH). “Com isso, o Governo do Estado quer reduzir as desigualdades regionais”, completou.

Empregos
Durante a execução do programa, serão gerados mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, com aproveitamento de grande parte da mão de obra de cada região, movimentando a economia dos municípios por um bom tempo.

Após a execução do novo programa rodoviário, a Paraíba terá 3.150 km de rodovias pavimentadas dos 5.024 km da malha rodoviária estadual. É uma expansão de quase 30%, que somando-se as rodovias também restauradas recolocará a Paraíba no ranking nacional dos Estados com as melhores rodovias do País.

O DER participa do processo de negociação do programa desde a elaboração da carta-consulta dirigida ao Governo Federal e a CAF, depois passando pela elaboração dos projetos executivos e dos estudos ambientais até chegar à fase de licitação. Para isso, o superintendente Solon Diniz entende que foram fundamentais “a competência, dedicação e o empenho de todo o corpo de funcionários do DER”.

O programa tem como gestor o secretário do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia, Francisco Sarmento, e como coordenadores José Arnaldo Souza Lima (Técnico), assessor técnico da diretoria do DER; Paulo Soares (Financeiro) e Germana Gonzalez (Ambiental).

LOTE I

PB-048: Pilar/Juripiranga

13,0

Pavimentação

PB-051: Mari/Caldas Brandão/Cajá

14,0

Pavimentação

PB-063: Mulungu/Alagoinha

13,5

Pavimentação

PB-073: Belém/Divisa PB.RN

32,5

Restauração

PB-081: Logradouro/Divisa PB.RN (para Nova Cruz)

15,0

Pavimentação

PB-082: Entr.PB-048/Itabaiana

9,0

Pavimentação

PB-094/082: Divisa PE.PB/Natuba/Umbuzeiro

19,5

Pavimentação

PB-150: Alcantil/Sta. Cecília de Umbuzeiro

24,0

Pavimentação

PB-186/160: Cabaceiras/São Domingos do Cariri

27,0

Pavimentação

PB-196: Entr.BR-104/Riacho de Sto. Antônio

10,5

Pavimentação

 

LOTE II

PB-101: Entr. PB-097/Matinhas

6,0

Pavimentação

PB-107: Entr. PB-105/Casserengue

10,5

Pavimentação

PB-137: Entr.BR-104/Picuí

27,6

Restauração

PB-138: Campina Grande/Catolé de Boa Vista

18,0

Pavimentação

PB-157: Entr. BR-230/Olivedos

13,7

Pavimentação

PB-167: Entr. BR-104/Sossego

21,0

Pavimentação

PB-177: Picuí/Frei Martinho

18,7

Pavimentação

PB-177: Soledade/Picuí

74,5

Restauração

Vicinal: Campina Grande/Jenipapo

5,0

Pavimentação

 

                                           

 

LOTE III

PB-226: Entr. PB-238/Livramento

10,0

Pavimentação

PB-238/228: Entr.BR-230/Taperoá

28,0

Restauração

PB-275: Patos/São José de Espinharas

21,7

Pavimentação

PB-276: São José do Bonfim/Mãe d´Água

20,3

Pavimentação

PB-293: Belém do Brejo do Cruz/Divisa PB.RN

5,0

Pavimentação

PB-293: Brejo do Cruz/Belém do Brejo do Cruz

18,3

Restauração

PB-293: Entr.BR-230/Vista Serrana

21,0

Pavimentação

PB-327: Entr. PB-325/Mato Grosso

8,5

Pavimentação

PB-337: Entr. PB-325/Lagoa

13,0

Pavimentação

PB-342: Coremas/Piancó

27,0

Pavimentação

PB-348/366: São José da Lagoa Tapada/Coremas

28,0

Pavimentação

PB-370: Entr.PB-386/Curral Velho

14,7

Pavimentação

 

LOTE IV

PB-356: Entr. PB-386/Pedra Branca

14,0

Pavimentação

PB-364: Entr. BR-361/Igaracy/Aguiar

25,5

Pavimentação

PB-382/372: Itaporanga/São José de Caiana

22,0

Pavimentação

PB-382: São José de Caiana/Serra Grande

13,0

Pavimentação

PB-383: Sousa/Lastro

27,5

Pavimentação

PB-387: Vieirópolis/Entr. PB-383

10,0

Pavimentação

PB-384/366: S. José de Piranhas/Carrapateira

25,0

Pavimentação

PB-393: Brejo das Freiras/Poço Zé de Moura

12,0

Pavimentação

PB-400: Conceição/Santa Inês

11,0

Pavimentação

PB-400: São José de Piranhas/Conceição

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