header top bar

section content

Deputado Jeová Campos defende obrigatoriedade do diploma jornalístico

Jeová considera um erro não exigir qualificação para uma profissão tão importante

Por

16/07/2010 às 09h12

O deputado estadual Jeová Campos (PT) fez questão de manifestar apoio à decisão da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, e aos parlamentares que aprovaram nessa quarta-feira (14), a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 398/09 que restabelece a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.

Jeová considera um erro não exigir qualificação para uma profissão tão importante e necessária para a sociedade, e afirma que o melhor caminho para que este erro seja corrigido está sendo seguido pela Câmara.

No ano passado, por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a necessidade do diploma foi extinta sob alegação de que restringia a liberdade de expressão.

“Sempre fui contra a extinção desta exigência”, disse Jeová.

Novo
No texto aprovado pelos deputados federais nessa quarta-feira (14), foi acrescido um substitutivo do relator ao texto original, dispondo que a exigência da graduação em jornalismo e o registro do diploma nos órgãos competentes deixam de constituir restrição às liberdades de pensamento e de informação.

“É uma irresponsabilidade não exigir formação para esses profissionais”, declara Campos.

Segundo informações do site da Câmara dos Deputados, a PEC 386/09 passará ainda por aprovação em dois turnos, antes de seguir para o Senado. No Senado, outra proposta (PEC 33/09) sobre o mesmo assunto também aguarda votação. O texto, inclusive, foi incluído pelos líderes na lista de matérias prioritárias.

Da Redação do Portal Diário do Sertão com ascom
 

Tags:
Recomendado pelo Google: