header top bar

section content

Dilma Rousseff cancela visita à Paraíba por causa do PSB

Os motivos para Dilma deixar de visitar alguns estados são os mais variados.

Por

31/08/2010 às 17h20

A candidata do PT a presidência da República, Dilma Rousseff, já está recusando convites para eventos de campanha em vários estados brasileiros. Em nove deles, que somam 14,1 milhões de eleitores, 10,4% dos 135 milhões do Brasil, ela não visitou nesse período eleitoral e nem tem previsão na agenda em discussão no fechado grupo que coordena as viagens da presidenciável.

“No Nordeste, ela irá ao Ceará e mais um ou dois estados”, disse o presidente do PT, José Eduardo Dutra.

Os motivos para Dilma deixar de visitar alguns estados são os mais variados.

A idéia da coordenação da campanha é concentrar as viagens em estados onde a presença da candidata ajuda a virar votos em seu favor, e não onde ela já tem maioria. Por isso, na listagem dos petistas estão, principalmente, São Paulo e o sul do país, além da viagem desta semana a Foz do Iguaçu (PR) e Canoas (RS), em que está prevista a presença de Lula. Estão marcadas ainda uma passagem por Santa Catarina e pelo Rio Grande do Sul.

Estão fora da agenda

Até o fim da campanha, a presidenciável petista vai ignorar nove estados, num total de 14,1 milhões de eleitores, ou 10,4% do total.

Veja a lista:

Paraíba
Estado excluído para evitar indisposição com o PSB, que lançou Ricardo Coutinho ao governo do Estado.

Alagoas
Dilma não quis posar na foto ao lado de Fernando Collor de Mello (PTB) e de Ronaldo Lessa (PDT), que corre o risco de ter a candidatura impugnada. Pisar no estado é dar munição ao adversário.

Maranhão
O PT local está em frangalhos, dividido entre Roseana Sarney (PMDB) e Flávio Dino (PCdoB). Dilma preferiu não se expor.

Acre
Embora seja a terceira colocada na pesquisa de intenção de votos, Dilma não priorizou o pequeno colégio eleitoral. Não entrou por falta de tempo e logística.

Amazonas
Dois aliados concorrem ao governo: Omar Aziz (PMN) e Alfredo Nascimento (PR). Ambos estão numa disputa acirrada e Dilma preferiu não se envolver.

Roraima
Disputa acirrada pelo Senado. Romero Jucá (PMDB), líder do governo, é aliado do PSDB e favorito a manter a cadeira. Angela Portela (PT) briga pela segunda vaga. É o menor eleitorado do país.

Rondônia
Confúcio Moura (PMDB) e Eduardo Valverde (PT) brigam pelo governo e a vaga ao Senado também está complicada entre dois aliados. Com pouco menos de 1 milhão de eleitores, é um campo minado.

Tocantins
Carlos Gaguim (PMDB), aliado do PT, é líder nas pesquisas pelo governo. Na briga pelo Senado, os quatro candidatos mais bem colocados — Marcelo Miranda (PMDB), João Ribeiro (PR), Paulo Mourão (PT), Vicentinho Alves (PR)— são aliados da ex-ministra.

Amapá
É o segundo menor eleitorado do país: 420 mil votantes. Foi excluído por não estar nas prioridades.

DIÁRIO DO SERTÃO com Correio Braziliense
 

Tags:
Recomendado pelo Google: