header top bar

section content

Secretaria de Saúde do Estado registra 4.141 casos de dengue na Paraíba; 581 já foram confirmados

As cidades de Sousa e são José de Piranhas, no Sertão do Estado apresentam tendência no aumentos dos casos da doença até o final de abril

Por

05/04/2011 às 07h00

A paraíba já registrou 4.141 casos de dengue somente este ano, entre eles oito são de dengue hemorrágica. Mais de 400 notificações foram feitas no Estado na semana passada. O número aumentou de 3.730 para 4.141 notificações, com 581 casos confirmados.

Secretaria de Estado De Saúde (SES), prevê que a semana de 24 a 30 de abril corresponderá a um dos períodos do ano de maior número de ocorrências da dengue em todo Estado. A gerente executiva em Vigilância à Saúde da SES, Júlia Vaz, explicou que este aumento no território paraibano já era previsto para o período, por causa, principalmente, da influência de fatores climáticos.

“Estamos tomando providências para que este aumento esperado não se confirme, já que a incidência a partir de 100 casos até 300 casos para cada 100 mil habitantes é considerada como incidência moderada e o alerta deve ser intensificado, especialmente considerando-se a velocidade com que o vírus se espalha”, disse.

Júlia Vaz afirmou que as 40 amostras enviadas ao Lacen – PE só devem ter resultado pronto em três semanas e que até agora não existem casos de dengue tipo 4 confirmados no Estado. O professor em doenças infectocontagiosas do HU, Evanísio Roque, disse que três dos quatro pacientes internados em João Pessoa com suspeita de dengue hemorrágica passam bem e devem ter alta nos próximos dias, mas uma criança de nove anos, que deu entrada na quarta-feira vinda do município de Pombal, está em estado crítico e sem previsão de alta. Ele esclareceu que os casos estão clinicamente comprovados, mas que só o resultado da análise de sorotipo pode dar a confirmação de fato.

A Secretaria de Estado da Saúde e da Defesa Civil, alerta as secretarias municipais de saúde para a necessidade de intensificar ações de controle vetorial e educação da população no período de 17 a 23 de abril, para reduzir o impacto da transmissão.

Cidades com maior número de casos
De acordo com o último boletim, oito municípios do Estado estão apresentando maior tendência de aumento das notificações: Montadas, S. José de Piranhas, Cabedelo, Sousa, Santa Rita, Guarabira, Itabaiana e Santo André. Este quadro coloca em vulnerabilidade uma população de 350.616 habitantes, 9,3 % da população do estado.

DIÁRIO DO SERTÃO com informações do Jornal Correio

Tags:
Recomendado pelo Google: