Senador Vital acredita na inclusão de ramal da Transnordestina na Paraíba já é realidade
Principal articular da reunião da bancada federal com os diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – para tratar da Transnordestina, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), afirmou que as obras do ramal ferrovia já começam a virar realidade. Para ele, a mudança no projeto da Transnordestina significa o início do processo de […]
Principal articular da reunião da bancada federal com os diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – para tratar da Transnordestina, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), afirmou que as obras do ramal ferrovia já começam a virar realidade.
Para ele, a mudança no projeto da Transnordestina significa o início do processo de modernização de nossa malha ferroviária. Como defensor de projetos estruturantes para a Paraíba, Vital destacou que a boa notícia informada na reunião foi a que as obras para a adequação da malha ferroviária da Paraíba à Transnordestina estão definidas num Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Para Vital, o O TAC firmado durante a reunião dos diretores da ANTT e a bancada federal da Paraíba, vai possibilitar as adequações necessárias à implantação do ramal da Tansnordestina, ligando Cabedelo a Cajazeiras e a todo o NE.
“Após a inclusão da PB nesse programa de investimentos, iremos definir qual o trecho da nossa malha ferroviária que será mais útil ao ramal” disse. O plano consiste em recuperar todos os trechos já existentes e posteriormente interligá-los. O projeto está na fase de estudos e no prazo de no máximo 40 dias será possível saber os impactos da obra e como resolver os problemas de diferença entre bitolas (largura dos trilhos). Serão mais de 597 km recuperados entre Cabedelo e Cajazeiras.
Ao passo que avaliou como extremamente positiva a reunião, Vital do Rêgo também agradeceu aos deputados e senadores paraibanos por aceitarem o convite e debater a Transnordestina.” Quero agradecer a cada um dos parlamentares e a cada um dos representantes de diversas entidades que participaram do encontro em João Pessoa. A reunião para discutir a implantação do ramal da Transnordestina na Paraíba foi extremamente positiva e rendeu bons e efetivos frutos” afirmou.
Vital revelou que a sua pretensão é de fazer do Nordeste uma região de desenvolvimento e com recursos naturais, sem agressão ao meio ambiente. Na visão de Vital, a Paraíba não pode ficar de fora da Transnordestina, visto que o projeto vai trazer sustentabilidade ao estado. O parlamentar revelou que no primeiro ano de seu mandato de senador, solicitou a presidente Dilma Rousseff (PT) alteração no projeto notadamente na bitola métrica da ferrovia com forma de garantir que o ramal passe por dentro da Paraíba.
Vital que comandou a reunião, não tem dúvida que a Transnordestina será o vetor estruturante e logístico que trará desenvolvimento do Nordeste, e, particularmente para a Paraíba. Segundo cálculos do senador serão 600 quilômetros de ferrovia no trecho que compreende Cabedelo até Cajazeiras cortando todo o Estado.
Na semana passada a ministra Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti já havia garantido a Vital do Rêgo que a inclusão do Ramal da Transnordestina na Paraíba, e duplicação da BR 230, trecho que compreende desde Campina Grande até Cajazeiras, e a estruturação do Porto de Cabedelo, estavam na lista de prioridades das obras do PAC2.
Assessoria
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