header top bar

section content

Deputados repercutem chegada das chuvas, fiscalização do Trauma e conquista do Botafogo

Os deputados estaduais ocuparam a tribuna do plenário Deputado José Mariz para debater sobre vários temas, durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (5). Entre eles, as últimas chuvas que caíram em municípios do interior paraibano, os resultados da fiscalização imposta por parlamentares ao Hospital de Emergência e Trauma Senador […]

Por

05/11/2013 às 16h42

Os deputados estaduais ocuparam a tribuna do plenário Deputado José Mariz para debater sobre vários temas, durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (5). Entre eles, as últimas chuvas que caíram em municípios do interior paraibano, os resultados da fiscalização imposta por parlamentares ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e a conquista da Série D do Campeonato Brasileiro pelo Botafogo.

O deputado Carlos Dunga (PTB) foi o primeiro a ocupar a tribuna. Ele comemorou a chegada das chuvas e o abastecimento de alguns mananciais no Estado. “Hoje a nossa fisionomia é outra. Aquela tensão que esboçava cada morador do Cariri, Curimataú e Sertão, em especial, mudou. Eu percorri várias fazendas, durante a noite das chuvas, pedindo que o povo armazenasse água. Os rios, por incrível que pareça, ainda estão de ‘barreira a barreira’, ou seja, abundantes. Coisa que faz muito tempo que não via”, disse o petebista.

O deputado líder do governo, Hervázio Bezerra (PSB), criticou a fiscalização da ALPB ao Hospital de Emergência e Trauma, na última quinta-feira (31). Segundo o socialista, faltou a convocação dos demais membros da Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional para acompanhar a visita.

“Nada vejo nada de anormal que a Comissão de Saúde visite o Trauma ou qualquer outro hospital da Paraíba. O que é estranho é que o presidente [deputado Vituriano de Abreu] não comunicou aos demais membros sobre a visita. Ninguém é dono de comissão e o presidente não pode se arvorar do Poder e fazer o que quer, até porque as decisões das comissões são tomadas por maioria. É verdade que [os governistas] temos minoria, mas para se tomar uma decisão dessas, ele teria que, no mínimo, reunir os membros da comissão e informar o ato”, comentou.

O deputado João Gonçalves (PSD) foi outro parlamentar a tecer críticas a fiscalização ao Trauma. Segundo ele, a visita é legítima, mas desde que ofereça contribuição à instituição e ao Estado. “Não foi legal fazer uma visita de forma secreta, inclusive, com presença de outros componentes que não fazem parte da Comissão da Saúde. Naquele dia estive no Trauma à noite e ouvi reclamações de doentes que afirmaram que alguns parlamentares foram inconvenientes”, disse.

O líder da oposição, Anísio Maia (PT), apresentou imagens do interior do Hospital de Emergência e Trauma e criticou a superlotação identificada na instituição.  Já Trócolli Júnior (PMDB) ocupou a tribuna para rebater os membros da bancada governista. “É preciso desmitificar esses discursos que, a meu ver, são governistas e não traduzem a atual realidade da saúde pública da Paraíba”, comentou o peemedebista.

Toinho do Sopão (PEN) reproduziu na tribuna, um áudio de uma conversa obtida com um paciente do Hospital de Trauma, identificado por ‘Samuel’, no dia da fiscalização. Segundo o parlamentar, faltam medicamentos e leitos suficientes para atender aos doentes acamados no interior da instituição. “Há 15 dias eu reclamei nesta tribuna que os governos estão esquecendo as pessoas no interior dos hospitais. Não existe bem maior do que a saúde e é preciso respeito e atenção para com essas pessoas”, afirmou.
 
Críticas ao secretário de Saúde
O deputado Frei Anastácio (PT) criticou a postura demonstrada pelo secretário de Estado da Saúde, Waldson de Sousa, durante a fiscalização ao Trauma. “Ele não respeitou o Poder Legislativo, já que a visita foi previamente negociada, realizada junto com o diretor do hospital. O secretário foi mal educado, deselegante e desrespeitoso para com os deputados e difamou os cargos que foram outorgados pelo povo da Paraíba, diferente do dele que é nomeado por portaria do governador”, afirmou.

O presidente da Comissão de Saúde, Vituriano de Abreu (PSC), enalteceu a importância da iniciativa implantada pela ALPB, “que nada mais fez do que cumprir a sua prerrogativa de poder fiscalizador das ações e serviços implantados pelo Poder Executivo”. O deputado ainda afirmou que vai acionar judicialmente o secretário Waldson de Souza pelos acontecimentos ocorridos durante a visita ao Hospital de Trauma.

“Tudo aconteceu porque o secretário de Estado da Saúde não está preparado para executar aquela função. Ele acha que pode gritar, mandar sair e querer usar a força física em cima de quem é obrigado e tem como prerrogativa número um, a fiscalização. Além disso, tivemos a presença de deputados de outras comissões, que também possuem essa prerrogativa do ponto de vista orçamentário, entre outros pontos”, disse.    
 
Conquista do “Belo”
Ainda durante a sessão, o deputado Janduhy Carneiro (PTN) parabenizou o Botafogo paraibano pela conquista da Série “D”, no último domingo (3). Vestido devidamente com a faixa de campeão, o parlamentar destacou a importância da vitória para o futebol paraibano. O parlamentar ainda apresentou uma ‘Moção de Aplauso’ ao narrador esportivo da Rádio CBN João Pessoa, José Freire de Brito, mais conhecido por Dércio Freire.

“Esse locutor narrou a emoção do gol de Rafael Aidar, que foi exibida nacionalmente no dia de ontem pelo SporTV. Por isso, fica o nosso aplauso”, justificou.

“Quero agradecer também a torcida que deu um exemplo lotando o [Estádio] Almeidão, numa tarde de paz, à Diretoria, à Comissão Técnica e aos jogadores. Mas, é preciso reconhecer o papel do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, que ajudou não só o Botafogo, mas os demais clubes de João Pessoa. Com certeza, foi um título honroso para o nosso Estado”, continuou Janduhy.

O 1º vice-presidente da ALPB, Edmilson Soares (PEN), destacou dois ex-presidentes do Botafogo que atualmente ocupam cadeiras na ALPB. “É preciso enaltecer também os deputados Trócolli Júnior (PMDB) e Domiciano Cabral (Democratas), que já ocuparam a função de presidente do nosso Botafogo”, comentou. João Gonçalves também parabenizou a conquista do “Belo”.

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: