header top bar

section content

VÍDEO: Sistema do Ministério Público da Paraíba ajuda a localizar familiares de pessoas em situação de rua

Pandora possibilita aos promotores de justiça pesquisar e obter informações que ajudam a identificar familiares e localizá-los

Por Luis Fernando Mifô

11/11/2025 às 19h59 • atualizado em 11/11/2025 às 20h01

A utilização do Sistema Pandora, desenvolvido pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento (NGC) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), está sendo fundamental para localizar familiares de pessoas em situação de rua. Em João Pessoa, o sistema conta com apoio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes), vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc-JP), e também conta com apoio do Consultório na Rua (CnR), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS-JP).

O Pandora tem várias ferramentas que possibilitam aos promotores de justiça pesquisar e obter informações que ajudam a identificar familiares e localizá-los. Sistemas como esse conseguem encontrar pessoas invisibilizadas nas malhas dos cadastros, nas mais diversas bases, reconstruindo trajetórias interrompidas.

Isso é feito por meio da correlação de dados de múltiplas fontes e da identificação de padrões, o que ajuda a reconectar indivíduos com políticas públicas, seja para garantir um benefício, localizar familiares ou encaminhar a serviços essenciais.

“A grande virtude do Pandora está na coordenação de informações dispersas, algo que tradicionalmente o Estado brasileiro faz com lentidão e desarticulação. Ao integrar dados das mais diversas matizes, a plataforma oferece uma visão contextual da pessoa e de seu entorno social. É um passo além da mera estatística: é a inteligência social, que permite que o Estado atue para amainar jornadas”, disse o coordenador do NGC, o promotor de Justiça Octávio Paulo Neto.

Pandora, do MPPB, ajuda a localizar familiares de pessoas em situação de rua (Foto: Reprodução)

O Ruartes atende pessoas em situação de rua e crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil em João Pessoa. De modo geral, são pessoas negras, dependentes químicos, oriundas de outros municípios e estados e com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em alguns casos com características de transtorno mental.

O Ruartes é formado por uma equipe multidisciplinar, que trabalha diariamente realizando a busca ativa das pessoas em situação de rua e de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A população pode acionar o serviço quando encontrar em espaços públicos (rua, semáforos, praças, praia etc…) pessoas fazendo moradia no local. Os canais são o App “João Pessoa na Palma na Mão” e o WhatsApp (83) 98124- 6451, das 08h às 20h.

Já o Consultório na Rua funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h, e dispõe de seis equipes que se deslocam em veículos (vans) até os locais onde as pessoas em situação de rua se encontram, prestando assistência de forma humanizada e contínua. As equipes são compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos, agentes sociais e assistentes sociais.

Os atendimentos são, em sua maioria, previamente agendados, mas também ocorrem por meio de ações de busca ativa nos territórios e de encaminhamentos realizados por outros serviços, pela população e pelo Ministério Público. A população pode solicitar atendimento pelos contatos institucionais: (83) 98825-0804 / 3213-7622 ou pelo e-mail [email protected].

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: