header top bar

section content

Vital destaca importância da prevenção para combate ao câncer de próstata

O Congresso Nacional lançou a Campanha Novembro Azul

Por

05/11/2013 às 16h33

O Congresso Nacional lançou a Campanha Novembro Azul de combate e prevenção ao câncer de próstata, em sessão mista, com deputados e senadores, no plenário do Senado, ontem, 4. O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) destaca importância de os homens deixarem o preconceito de lado e se submeterem a exames preventivos do câncer de próstata.

Vital do Rêgo afirma que que a campanha é fundamental para a saúde do homem, visando “uma política nacional de tratamento de doença do homem”. Vital do Rêgo destaca que o câncer de próstata é uma das doenças de maior letalidade no Brasil e que pode ser prevenida.

“Quer no exame sanguíneo, quer no exame de toque, no exame físico. Essa campanha se reveste dessa importância prioritária. Tratar do câncer de forma precoce e ter o tratamento. Esperamos que essa definição de política nacional possa ser uma realidade”, declarou Vital do Rêgo.

Mortalidade crescente – Segundo a Sociedade Brasileira de Urologista (SBU), a taxa de mortalidade tendo como causa o câncer de próstata é crescente. Passou de 3,73 para cada cem mil homens, em 1070, para 8,93 para cada cem mil em 1999, representando aumento de 139%. As estimativas mostram que 60 mil novos casos da doença surgiram no Brasil só em 2012. Este ano, a expectativa é de que ocorram mais de 10 mil mortes causadas pelo câncer de próstata.

O presidente da SBU, Aguinaldo César Nardi, afirmou que “a grande maioria dos homens que tem câncer de próstata nunca foi ao médico”, destacando que “o exame de toque retal dura penas alguns segundos e pode salvar vidas”. E estimulou: “Procure o médico o quanto antes!”.

Iluminação
Após a sessão solene, os senadores Renan Calheiros, Ana Amélia, Vital do Rêgo, Waldemir Moka e Wellington Dias participaram da cerimônia que alterou a iluminação da fachada do Congresso do rosa para o azul. A iluminação especial na cor azul marca a adesão à campanha que chama a atenção dos homens para a luta contra o câncer de próstata, promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia.

Câncer de Próstata – Câncer de próstata ou cancro da próstata é uma doença na qual ocorre o desenvolvimento de um cancro/câncer na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle. Estas células podem se espalhar (metástase) a partir da próstata em direção a outras partes do corpo, especialmente ossos e linfonodos. O câncer de próstata pode causar dor, dificuldade em urinar, disfunção erétil e outros sintomas.

Este tipo de câncer se desenvolve mais frequentemente em homens acima dos 50 anos de idade. Ocorre somente em homens, já que a próstata é uma glândula exclusiva deste sexo. É o tipo de câncer mais comum em homens nos Estados Unidos, país em que é a segunda maior causa de mortes masculinas por câncer, atrás somente do câncer de pulmão.

O câncer de próstata é mais descoberto através de exame físico ou por monitoração dos exames de sangue, como o teste do "PSA" (sigla em inglês para antígeno prostático específico).

Atualmente existe alguma preocupação sobre a acurácia do teste de PSA e sua real utilidade. Uma suspeita de câncer de próstata é tipicamente confirmada ao se remover uma amostra da próstata (biópsia) e examinando-a sob microscópio. Outros exames, como raio-X e exames de imagem para os ossos, podem ser realizados para determinar se o câncer de próstata se espalhou.

O câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, quimioterapia, protonterapia ou alguma combinação destes. A idade e saúde do homem, assim como a extensão da dispersão das células, aparência sob análise microscópica e resposta do câncer ao tratamento inicial são importantes em determinar o desfecho da doença.

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: