Nova linhagem da variante ômicron, da Covid-19, é identificada na PB; SES reforça sobre cuidados preventivos
Pertencente a família da Ômicron, a subvariante XEC já foi identificada em outros estados, como São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Ceará. Segundo a OMS, a nova linhagem do coronavírus não apresenta evidências de sintomas graves
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) identificou, na última sexta-feira (27), uma nova linhagem do Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19, na Paraíba. A subvariante conhecida como XEC, foi encontrada em duas amostras analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-PB), ambas de João Pessoa.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, as amostras atendem aos critérios clínicos, epidemiológicos e laboratoriais do protocolo de vigilância seguido no estado, que vem sendo seguidos de forma rotineira na Paraíba, para fins de monitoramento e controle da síndrome gripal.
“Mesmo com o fim da pandemia da Covid-19, nós continuamos vigilantes, investigando possíveis casos e surgimentos de novas variantes. Por isso, o LACEN-PB realiza, continuamente, análises dos materiais coletados em todo estado. Não é algo para pânico, mas sim para redobrar os cuidados já conhecidos de etiqueta respiratória, presentes desde à pandemia, sobretudo nas festas de final de ano, onde temos uma tendência de aglomeração e de reuniões familiares”, explicou.
Pertencente a família da Ômicron, a subvariante XEC já foi identificada em outros estados, como São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Ceará. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a nova linhagem do coronavírus não apresenta evidências de sintomas graves.
LEIA TAMBÉM:
“Ainda que não seja um cenário de riscos, vale salientar que a população deve manter a prevenção e o calendário vacinal contra a COVID-19 atualizado. A SES reforça que ao surgirem os sintomas iniciais, (febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta e nariz escorrendo) procurem imediatamente atendimento médico para realizar a testagem e tratamento adequado. Além disso, é necessário mantermos as medidas preventivas, como o uso de máscaras em locais fechados e a higienização das mãos. Dessa forma, estaremos garantindo a saúde individual e coletiva”, reiterou Ari Reis.
A Vigilância em Saúde no Estado, junto aos municípios, vem fortalecendo a investigação e monitoramento de novos casos, acompanhando situações suspeitas e intensificando ações de prevenção.
PORTAL DIÁRIO com SECOM-PB
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário