header top bar

section content

Secretaria de Saúde da PB emite nota informativa com dados da covid-19 e anuncia dia D de vacinação

No próximo sábado (26), haverá mais um dia D Estadual de vacinação contra a Covid-19 ofertando todas as vacinas disponíveis em parceria com os 223 municípios do Estado

Por Luiz Adriano

23/11/2022 às 10h07 • atualizado em 23/11/2022 às 10h38

Foto: Ilustrativa

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba divulgou na manhã desta quarta-feira (23), uma nota informativa com os dados da covid-19 referentes ao mês de novembro de 2022. Os números refere-se até a data da última segunda-feira (21).

Além das informações referentes à quantidade dos casos, o documento orienta quanto à ampliação das coberturas vacinais contra Covid-19, reforço 1 e 2, com objetivo de evitar o aumento de internações e número de óbitos.

Os dados relatam que no Estado da Paraíba, até o dia 21 de novembro de 2022, foram registrados 662.092 casos de Covid-19. Destes, 95% evoluíram como casos leves de síndrome gripal e os demais, como como caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Entre os dias 07 e 21 de novembro observa-se um aumento predominante dos casos leves, com 7.335 registros e 125 graves. Neste mesmo período, foram registrados 16 óbitos por Covid-19.

PERFIL DOS ÓBITOS

Quanto ao perfil dos óbitos ocorridos no mês de novembro, observa-se que a média foi de idade de 77 anos, variando de 56 a 98 anos. Os homens foram mais acometidos, representando 62,5% do total de óbitos. Cerca da metade dos falecidos tinham pelo menos três doses de vacina e, apenas, 12,5% eram não vacinados (n=2). 75% apresentavam alguma comorbidade. As Cardiopatias, a Hipertensão e a Diabetes Mellitus foram as principais comorbidades registradas.

Quanto à distribuição espacial, os óbitos foram registrados em 10 municípios do estado. João Pessoa (n=5), Mamanguape (n=2) e Santa Rita (n=2) foram os que apresentaram maiores incidências de óbitos.

Orientações para prevenção e controle da COVID-19

Com análise dos dados apresentados, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba reforça a importância das medidas de prevenção, principalmente a manutenção dos esquemas vacinais de forma completa com a 1ª e 2ª dose e reforços disponíveis pela faixa etária apta, para evitar o aumento do número de casos graves e a ocorrência de óbitos decorrentes da Covid-19.

Como estratégia para oferta e ampliação do acesso, no dia 26 de novembro, haverá mais um dia D Estadual de vacinação contra a Covid-19 ofertando todas as vacinas disponíveis em parceria com os 223 municípios do Estado.

VACINAÇÃO

Conforme a nota informativa, “é de fundamental importância que o esquema vacinal esteja completo com todas as doses já disponíveis por faixa etária. Com a vacinação atualizada, ainda que a pessoa se infecte pelo vírus SARS-CoV-2, o risco de hospitalização e óbito é bem menor”.

MÁSCARAS

Quanto ao uso uso de máscaras faciais, a SES ressalta que o EPI faz parte de um conjunto de medidas a serem adotadas de forma integrada para prevenção, controle e mitigação da transmissão de determinadas doenças respiratórias virais, incluindo a covid-19. O documento lembra ainda que as máscaras podem ser usadas para a proteção de pessoas saudáveis (quando em contato com alguém infectado) ou para controle da fonte (quando usadas por alguém infectado para prevenir transmissão subsequente).

Permanece a recomendação do uso de máscaras para pessoas com fatores de risco para complicações da covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades) em situações de maior risco de contaminação pela covid-19, como: locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e em serviços de saúde.

A área técnica dos vírus respiratórios disponibiliza um e-mail e um número
telefônico caso as pessoas necessitem de mais esclarecimentos: é o
<[email protected]> e telefone é o (83) 3211 9103.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: