header top bar

section content

Na Paraíba, novo decreto tem suspensão de cultos e missas, toque de recolher e mais medidas restritivas

Essas medidas, segundo o governador podem ser adotadas pelos municípios. Veja as cidades que terão toque de recolher.

Por Campelo Sousa

23/02/2021 às 10h45 • atualizado em 23/02/2021 às 14h32

Foi publicado nesta terça-feira (23), um novo decreto no Diário Oficial do Estado (DOE), onde mostra algumas novas medidas para conter o avanço da Covid-19 na Paraíba.

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), detalhou que as medidas de contenção da doença serão aplicadas nas cidades em que estão classificadas com as bandeiras vermelha e laranja, no Plano Novo Normal.

VEJA TAMBÉM

Hospitais das cidades de Pombal e Piancó estão com 100% dos leitos de UTI ocupados

Fica estabelecido o toque de recolher das 22h às 5h, bares e restaurantes funcionarão das 6h às 16h e com delivery das 16h às 22h, e missas e cultos estarão suspensos nesses próximos 15 dias, a contar de quarta-feira (24).

VEJA MAIS MEDIDAS

– Aulas dos ensinos médio e superior acontecerão de forma remota
– Pré-escola e creches podem funcionar presencialmente
– Toque de recolher das 22h às 5h
– Bares e restaurantes funcionarão das 6h às 16h e com delivery das 16h às 22h
– Missas e cultos, eventos esportivos e cinemas serão suspensos e fechados
– Shoppings podem funcionar das 9h às 21h

Os serviços de salões de beleza, barbearias e segmentos semelhantes, academias e escolinhas esportivas poderão funcionar por agendamento.

Já a Construção civil, serviços de Call Center e Indústria, funcionarão normalmente, cumprindo a medida de prevenção ao covid-19.

Casos de Covid-19 seguem aumentando (Foto: Peter Ilicciev/ Fiocruz)

No Sertão, as cidades de Sousa, Cajazeiras, Aparecida, Belém do Brejo do Cruz, Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Cachoeira dos Índios, Catolé do Rocha, Conceição, Coremas, Diamante, Itaporanga, Lastro, Marizópolis, Monte Horebe, Nazarezinho, Patos, Paulista, Piancó, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Pombal, Princesa Isabel, Santa Cruz, Santa Helena, São Bentinho, São Bento, São Domingos, São Francisco, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada, São José de Piranhas, Uiraúna, Vieirópolis e outras cidades estão classificadas com a bandeira laranja.

Já as cidades com bandeira vermelha são: Cacimbas, Catingueira, Cuité de Mamanguape, Igaracy, São José do Bonfim e São Mamede

Na 19ª avaliação do Plano Novo Normal , 62% dos municípios paraibanos encontram-se em bandeira laranja, esboçando um crescimento expressivo de 527% em relação à 18ª avaliação, na qual cerca de 10% dos municípios encontravam-se nesta bandeira. Até a análise anterior, a Paraíba não tinha cidades em bandeira vermelha

Essas medidas, segundo o governador podem ser adotadas pelos municípios. O decreto prevê que, em caso de distorções na aplicação do decreto, será aplicada uma multa e o fechamento do estabelecimento por sete dias. Em caso de reincidência, ele será fechado por 14 dias.

PARA OS GESTORES

A análise da 19ª avaliação do Plano Novo Normal ratifica a recomendação de máxima atenção dos gestores e autoridades sanitárias municipais no sentido de garantir o monitoramento efetivo dos indivíduos com sintomas gripais relacionados à Covid-19 (tosse seca, dor no corpo, cefaleia, febre, dor de garganta, perda de olfato e do paladar) e de seus contatos próximos, por meio das equipes da saúde da família na atenção primária, recomendando-se a coleta de swab nasal dos sintomáticos, para realização do exame diagnóstico de maior acurácia para Covid-19, o RT-PCR, pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: