header top bar

section content

Suprema Corte dos EUA diverge do Colorado e decide que Donald Trump pode concorrer às eleições presidenciais

A decisão desta segunda-feira (4) por parte da Suprema Corte, argumenta que os estados americanos não teriam o poder para ordenar um candidato concorrer ou não a uma eleição em âmbito federal

Por Luiz Adriano

04/03/2024 às 18h37 • atualizado em 04/03/2024 às 19h16

Donald Trump comemorou a decisão da Suprema Corte em suas redes sociais - Foto: Instagram

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderá concorrer as eleições presidenciais que ocorrerão em novembro deste ano, – se vencer as primárias – conforme decisão nesta segunda-feira (4) da Suprema Corte americana.

Concorrente de Nikki Haley, com a decisão Trump segue como pré-candidato pelo Republicanos e com grandes chances de se sobressair de sua adversária.

Com a decisão, a Suprema Corte confronta postura tomada pela Justiça do estado do Colorado e determina que o entendimento dos ministros valha para todo país.

O fato é que a sentença da Justiça do estado do Colorado apontava que o ex-presidente não poderia ser candidato devido a uma violação à Constituição dos Estados Unidos.

O argumento usado pelo Colorado é de que Donald Trump participou da insurreição, quando seus apoiadores invadiram o Capitólio em Washington no dia 6 de janeiro de 2021, e isto deveria ser usado como impedimento para que ele voltasse a exercer um cargo público, visto que, na época ele ainda era presidente da república.

A decisão desta segunda-feira (4) por parte da Suprema Corte, argumenta que os estados americanos não teriam o poder para ordenar um candidato concorrer ou não a uma eleição em âmbito federal.

A Suprema Corte americana é formada por nove ministros. Desses, seis são conservadores e três foram indicados por Donald Trump quando presidente.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: