header top bar

section content

Facebook diz que cerca de 30 milhões de usuários tiveram dados roubados

Facebook diz que cerca de 30 milhões de usuários tiveram dados roubados

Por Exame

13/10/2018 às 09h14 • atualizado em 13/10/2018 às 09h15

As medidas foram divulgadas por ocasião do Dia Internacional da Privacidade de Dados (Foto: Dado Ruvic/Reuters)

O Facebook informou em comunicado nesta sexta-feira (12) que 30 milhões de usuários tiveram de fato dados roubados da rede social. Em 28 de setembro, a empresa informou ter descoberto uma falha que havia tornado quase 50 milhões de contas vulneráveis a ataques de hackers. Hoje, ela detalha as investigações posteriores, mostrando que a falha de segurança afetou menos usuários do que antes estimado.

A empresa diz que continua a investigar o problema e não descarta a possibilidade de outros ataques em escala menor. Os autores do ataque cibernético hoje detalhado exploraram uma vulnerabilidade no código do Facebook que existiu entre julho de 2017 e setembro de 2018, diz a empresa. Segundo o comunicado, hackers conseguiam roubar os códigos de segurança de outros usuários, tomando suas contas.

A companhia afirma que o problema já foi solucionado anteriormente e que nos próximos dias enviará mensagens individuais para os 30 milhões de afetados para explicá-los que informações os autores do ataque podem ter acessado, bem como as medidas para se proteger. Em parte dos casos, foram roubadas informações como o nome e detalhes do contato das pessoas, enquanto em outras também houve acesso a mais detalhes, diz o Facebook. Em 1 milhão de pessoas, não houve acesso a informações pessoais.

A nota diz ainda que o ataque não incluiu Messenger, Messenger Kids, Instagram, WhatsApp e outros programas.

Fonte: Exame - https://exame.abril.com.br/tecnologia/facebook-diz-que-cerca-de-30-milhoes-de-usuarios-tiveram-dados-roubados/

Recomendado pelo Google: