header top bar

section content

Felipe Massa bate dentro de túnel e culpa colega, mas é Vettel quem vence a prova

Massa bateu no muro dentro do túnel e abandonou a prova Foto: AP Felipe Massa abandonou o GP de Mônaco de Fórmula 1 na 34ª volta neste domingo. Dentro do túnel do circuito, o piloto da Ferrari ficou do lado sujo da pista, perdeu o controle e bateu no muro. Em seguida, o brasileiro culpou […]

Por

29/05/2011 às 11h56

/

Massa bateu no muro dentro do túnel e abandonou a prova
Foto: AP

Felipe Massa abandonou o GP de Mônaco de Fórmula 1 na 34ª volta neste domingo. Dentro do túnel do circuito, o piloto da Ferrari ficou do lado sujo da pista, perdeu o controle e bateu no muro. Em seguida, o brasileiro culpou o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, por sua saída na prova.

Na 34ª volta, o carro de Massa havia sido tocado por Lewis Hamilton, de quem defendia a décima posição, e Mark Webber dono da nona colocação.

Por conta dos toques com Hamilton e Webber, o brasileiro teve a asa dianteira de sua Ferrari quebrada e não conseguiu fazer a curva dentro do túnel, acertando o guard-rail com força e obrigando o safety car a entrar na pista.

"Ele (Hamilton) me passou onde não dava e acabou encostando em mim e me fez encostar no Webber. Destruiu minha asa dianteira, cheguei no túnel, o carro não virava. Passei reto", disse Massa à TV Globo. "Tudo aconteceu porque ele (Hamilton) tentou passar onde não dava", reclamou.

Hamilton, por sua vez, falou à sua equipe, a McLaren, por meio do rádio, que Massa havia jogado o carro sobre ele de propósito.

Também na 34ª volta, o alemão Michael Schumacher teve problemas com sua Mercedes e foi outro a abandonar a prova.

O VENCEDOR

 src=http://img.terra.com.br/i/2011/05/29/1896309-7280-atm14.jpg

Vettel conquisstou sua quinta vitória em seis etapas disputadas em 2011
Foto: Reuters

Nem mesmo uma confusão da Red Bull na troca de pneus impediu que Sebastian Vettel vencesse o GP de Mônaco, um dos mais tradicionais e prestigiados da Fórmula 1, pela primeira vez em sua carreira. Neste domingo, o alemão triunfou em uma corrida eletrizante no circuito de rua de Monte Carlo e conquistou sua quinta vitória em seis etapas.

O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, ficou com a segunda colocação, seguido pelo inglês Jenson Button, da McLaren.

Com o resultado, Vettel chegou a 143 pontos na liderança da temporada. Mais do que isso, neste domingo o alemão deu mais um passo para confirmar a fama de grande piloto, chancela proporcionada por uma vitória no tradicional circuito de rua.

A prova

Conhecida como uma prova de poucas ultrapassagens, a etapa de Mônaco neste domingo contrariou a fama e apresentou várias disputas, ficando marcada por acidentes e troca de acusações entre os pilotos. Lewis Hamilton e Rubens Barrichello, por exemplo, deixaram Michael Schumacher para trás com belas manobras.

Em uma outra disputa, Lewis Hamilton tocou o carro de Felipe Massa, que perdeu a asa dianteira e acabou batendo na parede do túnel, sendo obrigado a abandonar a prova na 34ª volta. O brasileiro acusou o inglês de ser o responsável por sua saída da corrida.

Hamilton, por sua vez, acusou Massa de jogar o carro sobre ele. O inglês, aliás, se envolveu na maioria dos acidentes da prova.

Largada e confusão da Red Bull

Após manter a primeira colocação na largada, Vettel abriu vantagem para seus adversários e só teve seu domínio ameaçado por erro da própria equipe, a Red Bull, que demorou para realizar uma troca de pneus e viu Button assumir a liderança.

Contudo, Vettel aproveitou-se da ida de Button aos boxes e da entrada do safety car (em virtude da batida de Hamilton e Massa) para reassumir a liderança.

Paralisação e vitória de Vettel

Já no final da prova, quando Vettel, Alonso e Button estavam "colados", disputando a primeira colocação, Lewis Hamilton, Vitaly Petrov e Jaime Alguersuary se envolveram em uma batida, provocando bandeira vermelha (que interrompeu a prova para a retirada dos pedaços dos carros acidentados).

A prova ficou paralisada por aproximadamente 20 minutos, e na relargada, apesar de mais um acidente de Hamilton, desta vez com Pastor Maldonado, Vettel confirmou a vitória, seguido por Alonso e Button. 

Confira as últimas voltas do GP de Mônaco:

Terra com vídeo do globo.com

Tags:
Recomendado pelo Google: