Brasil terá a primeira universidade federal de ensino superior dedicada exclusivamente ao esporte
A UFEsporte também vai atuar como articuladora nacional, em diálogo com estados, municípios, centros de treinamento, escolas, clubes, entidades esportivas e organizações da sociedade civil

Governo envia ao Congresso o projeto que cria a Universidade Federal do Esporte (Foto: Ministério do Esporte)
Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou a mensagem de envio ao Congresso Nacional do Projeto de Lei que cria a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte). A instituição pública será a primeira de ensino superior dedicada integralmente à formação, pesquisa, inovação e desenvolvimento do esporte nas Américas.
Segudo o Ministério do Esporte, a nova universidade surge para ampliar oportunidades, democratizar o acesso ao conhecimento e estruturar uma base científica sólida para o esporte nacional.
Os cursos de graduação abarcam desde o esporte educacional e de participação social até o alto rendimento, além da gestão de projetos e políticas públicas para o setor.
A UFEsporte nasce com a missão de integrar ciência, formação profissional e promoção de talentos, reunindo áreas fundamentais da cadeia esportiva em uma mesma instituição pública. Será um polo de conhecimento, inovação e excelência, capaz de criar tecnologias, formar especialistas e fortalecer a base esportiva brasileira em todas as regiões.
Com sede em Brasília, a UFEsporte também vai atuar como articuladora nacional, em diálogo com estados, municípios, centros de treinamento, escolas, clubes, entidades esportivas e organizações da sociedade civil. A instituição será destinada a ampliar a produção científica, o apoio às pesquisas aplicadas e fomentar a formação de equipes multidisciplinares.
A universidade contará com cursos voltados para áreas essenciais do ecossistema esportivo e a formação será interdisciplinar. Tudo alinhado aos componentes da saúde, gestão, comunicação, tecnologias e políticas públicas voltadas ao setor. A proposta é que os profissionais formados tenham visão abrangente e capacidade técnica para atuar em diferentes dimensões do esporte.
Cursos para a primeira fase de implementação: Gestão Esportiva, Educação Física, Fisiologia do Exercício, Ciência do Treinamento Esportivo, Psicologia do Esporte, Nutrição Esportiva, Medicina do Esporte, Fisioterapia Esportiva, Tecnologia e Análise de Dados no Esporte, Direito Esportivo, Comunicação e Mídias do Esporte, Gestão de Políticas Públicas do Esporte, Esporte Paralímpico e Inclusão, Administração Pública com ênfase em Políticas do Esporte.
Além da graduação, a instituição terá programas de pós-graduação, centros de pesquisa aplicada e laboratórios dedicados à inovação esportiva, como biomecânica, tecnologia e análise de desempenho. A estrutura também permitirá a realização de eventos, seminários, congressos e programas de extensão que envolvam comunidades locais, escolas e projetos esportivos.
DIÁRIO ESPORTIVO
Leia mais notícias no www.diarioesportivo.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário