header top bar

section content

Bispo de Cajazeiras fala de pedofilia na igreja e casamento gay: ¨Deus fez homem e mulher, se tem outra coisa fica por conta da ciência¨

Dom José Gonzáles falou ainda sobre as ações da Diocese, seu relacionamento com outras religiões e outros assuntos.

Por

18/03/2013 às 19h18

O bispo diocesano Dom José Gonzáles concedeu entrevista ao programa Interview da TV Diário do Sertão nesta segunda-feira (18). Na oportunidade, o bispo falou sobre vários temas polêmicos dentro da igreja, inclusive pedofilia.

Dom José disse que gosta de levar as coisas com calma, sem dar muita publicidade, entretanto, afirmou que é preciso estar atento a todos os padres e investigar. “Se ele não tem dom para o celibato, que procure outros caminhos”, disse.

O bispo comentou que as vontades de um padre são as mesas de um homem da sociedade, entretanto, elas devem ser controladas e isso não acontece se o padre não for trabalhado. “O mundo hoje tem mais sensibilidade para descobrir e comentar esses casos”, disse o bispo.

Na ocasião, o bispo falou sobre o fato dos padres não poderem casar e explicou que inicialmente os padres podiam casar, tanto que Pedro, o primeiro papa, era casado. Porém, houve um movimento religioso que pregava a consagração e a igreja passou a seguir esse exemplo.

No que se refere ao casamento de pessoas do mesmo sexo, o bispo se posicionou contra, porém, explicou que por pior que seja o comportamento de uma pessoa, ela tem direito a preservar sua dignidade. “Deus fez o homem e a mulher, se existem outras coisas, deixe que a ciência ou a psicologia explique se é tendência ou desafio”, comentou.

História
O bispo contou o início de sua história e disse que por volta dos 12 anos de idade sentiu que queria entrar no seminário. Dom José contou que foi bispo auxiliar em Teresina no Piauí por sete anos e que foi Dom Zacarias de Cajazeiras que sugeriu a vinda de padres espanhóis para o Sertão da Paraíba. Em 2001, Dom José foi nomeado bispo diocesano de Cajazeiras.

Outras religiões
O bispo Dom José falou sobre o relacionamento da igreja católica com outras religiões e disse que foi no papado de João Paulo II, onde começou a ter-se um respeito e um relacionamento de diálogo com todas as outras religiões, o que chama-se hoje de ecumenismo. “Temos que respeitar, conviver e formar as pessoas a conhecerem a sua religião”, disse ele.

Diocese
Com relação à diocese de Cajazeiras, o bispo disse que recebe orientação da igreja para fazer transferências de padres. “Temos feito muitas, inclusive foram criadas 17 paróquias novas pra onde foram remanejados alguns padres”, informou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: