Marca de remédio causa polêmica ao dizer que cólica é ‘mimimi’ e frescura de mulherzinha
A marca usou frases como "Que fique claro, somos a geração das mulheres #SemMimimi" e "Se você não tem tempo para mimimi, descubra Novalfem".
Uma marca de remédio para cólicas causou a ira de muitas mulheres ao chamar as dores da cólica de "mimimi" – expressão para falar que uma reclamação é sem sentido ou é pura frescura.
A nova campanha da farmacêutica Sanofi – que produz o medicamento Novalfem – criada pela agência Publicis apresentou peças com a expressão "Sem mimimi".
A marca usou frases como "Que fique claro, somos a geração das mulheres #SemMimimi" e "Se você não tem tempo para mimimi, descubra Novalfem".
A campanha partiu de uma pesquisa de campo que mostrava que 75% das mulheres deixam de cumprir com tarefas do dia a dia por conta das fortes dores vindas da cólica menstrual.
Chamar as dores de frescura não foi perdoado por muitas mulheres que ficaram sabendo da campanha. No Facebook, muitas criticaram a marca.
"Foram extremamente infelizes, jamais uma dor pode ser tratada dessa forma". Outra escreveu: "Não tem uma mulher na agência para levantar a mãozinha e dizer 'Olha, cólica não é frescura'?".
Mulheres que sofrem de endometriose, inflamação no endométrio durante as menstruações (o que provoca dores ainda mais severas), também apareceram para apontar o erro da campanha.
"Eu, como portadora de Endometriose Severa, digo que essa propaganda é de total desrespeito. Você não pode imaginar o quanto sofremos. É triste ler isso", disse uma delas.
Explicações da marca
A Novalfem, lendo todas as críticas, disse que tudo não passou de um equívoco. Segundo eles, a expressão "mimimi" da campanha não se refere à frescura. É, sim, uma "releitura" para expressar a sensação incômoda das cólicas.
Em certo trecho das peças publicitárias da campanha, de fato há a ideia de que a marca talvez não tenha entendido o que quer dizer "mimimi" e usou a palavra para expressar algo como "dores da cólica". Ela diz: "Aí aparece o mimimi, um estado que só as mulheres compreendem, e que pode tornar o seu dia ainda mais difícil".
Mas a explicação não colou muito. Ainda assim houve críticas. Uma leitora comentou: "Machista, sexista, preconceituosa, desonesta, julgadora. Chega a ser abusiva essa propaganda".
A campanha do medicamento foi estrelada pela cantora Preta Gil. No vídeo, uma música que diz "Acabou o mimimi".
MSN
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