header top bar

section content

VÍDEO: “A gente não pode esperar ter sintomas para ir atrás da doença”, destaca cirurgião oncológico

Dr. Carlos Marcelo Gomes Cruz é especialista em cirurgia oncológica e explica quais os principais tipos de câncer no Brasil, prevenção, tratamento e diagnóstico precoce

Por Priscila Tavares

05/10/2024 às 17h48 • atualizado em 05/10/2024 às 17h50

No Método Científico dessa semana o Dr. Saulo Viana recebeu o médico cirurgião oncologista Dr. Carlos Marcelo Gomes Cruz para falar sobre a incidência do câncer no Brasil, prevenção, tratamento e diagnostico precoce.

Carlos é formado em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), fez residência em Cirurgia Geral no Santa Marcelina, em São Paulo, e é especialista em oncologia cirúrgica pelo Hospital AC Camargo, também na cidade de São Paulo.

Atende atualmente no serviço público pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley da UFPB, e na rede privado no Centro de Oncologia da Paraíba (COPA), no qual é fundador.

Durante a entrevista ele conta um pouco de sua trajetória, e dos cerca de 14 anos de sua atuação em Medicina na capital João Pessoa. O médico explica quais os principais tipos de câncer que afetam homens e mulheres em todo Brasil.

“De uma forma geral, no homem, o câncer mais comum é o câncer de próstata, seguido pelo câncer de intestino, depois pelo câncer de pulmão e o câncer de estomago. Esses são os quatro mais frequente no homem. Na mulher a gente tem o de mama, seguido pelo do intestino grosso, depois colo de útero e traqueia e pulmão”, explicou.

Dr. Carlos Marcelo, especialista em cirurgia oncológica (Foto: Divulgação/ Instagram)

Entre os principais tipos da doença, Dr. Carlo destaca o câncer de colo de útero. “É um câncer que é transmitido, pasmem vocês, por um vírus. É o HPV que é o principal causador, a gente tem alguns subtipos que determinam mais a carcinogênese do câncer de colo de útero, mas veja que hoje ainda está falando em um câncer muito prevalente na população feminina, que é causado pro um vírus que a gente já tem vacina há mais de 14 anos”, ressaltou.

O médico destaca a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do tratamento contra o câncer, antes tido como uma sentença de morte para os pacientes. Ele explica ainda, quais os principais sintomas físicos de alguns tipos de câncer, como os do sistema digestivo e do endométrio.

“A gente não pode esperar ter sintomas para ir atrás da doença. A gente precisa procurar antes, porque quando,  por exemplo, o câncer está dando sintomas é sinal que o tumor já está grande”, enfatizou.

Para os pacientes que enfretam algum tipo de câncer, Dr. Carlos fala da importância do apoio da famílai durante o tratamento.

“Uma atitude do paciente é extremamente importante e o apoio da família também. Porque o paciente precisa estar em um ambiente saudável, que ele se alimente bem, que propicie ele a fazer atividade física, que ele não fique olhando, pesquisando coisas, só má notícias na internet. Isso é extremamente ruim para a evolução do paciente”, disse.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: