header top bar

section content

Alisamento para cabelo e outros químicos podem causar câncer

Estudo comprova o que muitos já sabiam. Tintura e alisamento são um perigo para a saúde

Por Dicas Online.com

08/12/2019 às 10h49

Especialistas alertam para os perigos dessa prática (Crédito: Freepik)

Você tem o hábito de pintar ou alisar os cabelos? É melhor pensar em outras opções, pois de acordo com um estudo essas químicas podem causar câncer. Veja o que dizem os pesquisadores, além do risco que o uso frequente pode causar.

Tintura e alisamento para cabelo e o câncer
De acordo com um estudo publicado na revista científica International Journal of Cancer, as químicas capilares podem causar câncer. Eles chegaram a essa conclusão depois de realizar uma pesquisa com mais de 46 mil mulheres. Todas elas participavam de um experimento chamado estudo irmã, cujas irmãs tinham sido diagnosticadas com a doença recentemente.

Elas tinham entre 35 e 74 anos quando o estudo começou, em 2003. Ao terminar, em 2009, foi observado que “o uso permanente de corante foi associado a um risco 45% maior de câncer de mama em mulheres negras”. Já em mulheres brancas, o risco era 7% maior do que daquelas que não utilizavam.

Além disso, foi observado de forma geral uma maior tendência ao desenvolvimento do câncer de mama por pessoas que alisavam o cabelo. E pior: quanto maior a frequência, maior era o índice percebido. Ele aumentou em 30% quando comparado às mulheres que não usaram produtos químicos nos cabelos. A frequência observada nesse caso foi relacionada ao uso dos mesmos, ao menos a cada 5 ou 8 semanas.

De acordo com os pesquisadores, “produtos químicos em produtos capilares podem desempenhar um papel na carcinogênese da mama”. Isso porque, em geral, os alisadores e as tinturas contêm químicas realmente agressivas, que deixam seu rastro no organismo. Entre eles, estão “compostos desreguladores endócrinos e agentes cancerígenos (…) e agentes hormonalmente ativos”. Em outras palavras, eles irão bagunçar seus sistema endócrino, hormonal e estimular o câncer.

Então, que tal aproveitar a tendência ao cabelo natural e assumir seus lindos cachos? Pode deixá-los platinados também, que é lindíssimo e está em alta no momento. E quer saber de um segredo? Melhor do que estar na moda é ser você mesma. Curta seu cabelo ao natural, fique linda e ainda mais saudável.

Fonte: Dicas Online.com - https://www.dicasonline.com/alisamento-para-cabelo-e-outros-quimicos-podem-causar-cancer/

Recomendado pelo Google: