header top bar

section content

Conheça o Cerrado e suas possibilidades de turismo

Considerada a savana mais rica do mundo, o bioma brasileiro conta com vários pontos turísticos espalhados pelo país.

Por Gear SEO

06/12/2019 às 15h16

Confira alguns lugares que podem ser visitados e que servirão como um passeio incrível para você e sua família.

O Brasil é um país que conta com uma rica biodiversidade, espalhada por diferentes regiões geográficas e climáticas. Cada uma delas apresenta uma enorme variedade de vida vegetal e animal, de forma que existem espécies de animais e plantas que só são encontradas na natureza brasileira.

Essa apreciação pelos biomas aqui encontrados chama a atenção de turistas de todo o mundo, que almejam conhecer e explorar as belezas naturais. São várias as opções para os interessados: da Floresta Amazônica até a Foz de Iguaçu, de praticar turismo no Cerrado até conhecer pontos turísticos localizados na Mata Atlântica.

O Cerrado, inclusive, é uma das regiões que mais possibilita opções de se praticar turismo. Considerado a mais rica savana do mundo, ele é o segundo maior bioma em extensão no Brasil. O seu clima é o tropical sazonal, caracterizado pelo clima quente, com períodos de chuva e de seca.

A grande extensão do Cerrado, que abrange 11 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, faz com que seja possível conhecer diferentes ecossistemas dentro dele. A sua vegetação, no entanto, é, em sua maior parte, semelhante à das savanas, com árvores esparsas, baixas, de troncos retorcidos, raízes longas e folhas grossas.

Se você está interessado em conhecer melhor esse bioma, veja abaixo alguns lugares que podem ser visitados e que servirão como um passeio incrível para você e sua família.

Turismo no Cerrado
A grande extensão do Cerrado possibilita a existência de pontos turísticos em diferentes estados brasileiros, o que facilita a escolha para pessoas de todo o país.

Parque Nacional Chapada dos Veadeiros (GO)
Localizada no coração do Cerrado, a Chapada dos Veadeiros apresenta algumas das paisagens mais deslumbrantes do território brasileiro. O Parque foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2001, destacando a importância da vegetação e da vida animal existentes em seus 65 mil hectares.

Os visitantes podem praticar trilhas, explorar cânions e mergulhar nos rios da região, além de conhecer as cachoeiras do lugar. O passeio também pode ser educativo, com a chance de conhecer melhor a vegetação e os animais do local, inclusive os que correm risco de extinção. É aberto de terça a domingo, e a entrada é gratuita.

Bonito (MS)
Referência em ecoturismo no país, a cidade sul-mato-grossense de Bonito é o destino certo para quem quer conectar-se à natureza. São trilhas, rios e piscinas naturais para serem conhecidos e desfrutados. Os viajantes também podem tomar banhos de cachoeira e se aventurar nas corredeiras da região.

Outras atividades podem ser praticadas, como rapel e tirolesa. Interessados em mergulho autônomo têm a opção de explorar o Abismo Anhumas. A cidade também é um bom destino para quem deseja se fascinar com passeios em grutas, tal como o do Lago Azul, uma das maiores cavidades inundadas do planeta.

Diamantina (MG)
A cidade no interior de Minas Gerais, a 285 km da capital, Belo Horizonte, é onde natureza e história se encontram. Como outras cidades históricas mineiras, Diamantina conta com diversas construções do Período Colonial, que marcam o visual arquitetônico da cidade.

Quem quer conhecer a história do município, pode visitar pontos como a Igreja Nossa Senhora do Carmo, o Centro Histórico, a Casa de Chica da Silva e o Mercado Municipal. Os distritos vizinhos da cidade, como Biribiri, São Gonçalo do Rio das Pedras e Milho Verde também servem para conhecer melhor a história do lugar.

Lá, também é um local ideal para praticar ecoturismo. Diamantina é cercada pela Serra do Espinhaço e, em seu entorno, os visitantes podem encontrar cachoeiras e grutas para explorar. Um passeio que, certamente, une o melhor de dois mundos.

Parque Estadual do Jalapão (TO)
Localizado no estado do Tocantins, esse é mais um ponto que é a casa de incontáveis belezas naturais. O Parque Estadual do Jalapão tem o característico clima de savana, mas também conta com pontos de águas cristalinas e grandes chapadões que encantam os visitantes.

Prepare-se para encarar temperaturas que podem chegar aos 40ºC, uma vez que o calor e o clima árido são marcas registradas da região. Os arredores do parque contam com cidades que podem abrigar os visitantes, como Novo Acordo, Mateiros, São Félix do Tocantins e Ponte Alta.

Tags:
Recomendado pelo Google: