header top bar

section content

VÍDEO: TV Diário do Sertão mostra, com exclusividade, a Embaixada dos Bonecos Gigantes no Recife

Diretor da Embaixada mostrou a diversidade de personagens do Brasil e do mundo que já viraram bonecos gigantes em Olinda e Recife

Por Jocivan Pinheiro

02/12/2019 às 16h49 • atualizado em 02/12/2019 às 18h15

Os bonecos gigantes de Olinda-PE são famosos no mundo todo. No Brasil, especialmente no carnaval e na Copa do Mundo, eles se tornam atrações na TV.

A tradição de construir bonecos gigantes surgiu na Europa, provavelmente durante a Idade Média. Ela começou com as religiões pagãs, na expressão dos mitos, e por muito tempo se escondeu da Inquisição.

Séculos depois, a tradição chegou ao Brasil com os portugueses. Na figura de bufões ou reproduzindo santos católicos, inicialmente os bonecos desfilavam em procissões e festividades religiosas.

Em Olinda, a brincadeira começou com a lenda do Homem da Meia-Noite, por volta de 1931. Com o tempo, confeccionar bonecos gigantes foi se tornando uma tradição carnavalesca.

VEJA MAIS: Meninos de Areia’ do Sertão da Paraíba fazem novas esculturas nos Estados Unidos

Mais de 500 bonecos gigantes já foram feitos no Pernambuco

Para conhecer de perto as figuras e saber mais sobre a origem dessa brincadeira, a TV Diário do Sertão visitou a Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda, na Rua do Bom Jesus, localizada no Recife Antigo, onde centenas de bonecos ficam guardados.

Criador de bonecos, produtor e diretor da Embaixada, Leandro Castro mostrou a diversidade de personagens do Brasil e do mundo que já viraram bonecos gigantes.

O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle

A Embaixada guarda bonecos de super-heróis, esportistas, músicos, atores, políticos, ícones da cultura pop, personalidades históricas, entre outros.

“Os turistas que vêm a Pernambuco, além das praias, querem conhecer a cultura, e a Embaixada propicia muito bem isso”, disse Leandro.

O encontro do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Hoje em dia os bonecos são confeccionados, basicamente, com argila e fibra de vidro. Mais de 500 personagens já foram feitos, e todos são autorizados pelas pessoas homenageadas. Uma curiosidade é que bonecos de personalidades católicas, a exemplo do Papa, são autorizados para se apresentarem somente em eventos religiosos.

Petson Santos, diretor do Sistema Diário de Comunicação ao lado do artista Leandro Castro e do youtuber Leidson Araújo

No carnaval de Olinda e Recife os bonecos sempre saem acompanhados por uma orquestra de metais. Eles chegam a medir três metros e meio de altura e pesam, em média, 35 quilos. Em Olinda, tem até corrida de bonecos gigantes.

Redação SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: