header top bar

section content

Você sente dor de cabeça na nuca? Saiba o que pode ser e o que fazer

Esse tipo de dor merece atenção porque, assim como pode não ser preocupante, há casos que precisam de tratamento imediato

Por Priscilla Riscarolli / Dicas Online

25/10/2019 às 08h54

As causas da dor podem ser diversas (Crédito: Freepik)

Pelo menos uma vez na vida todo mundo sente dor de cabeça, mesmo que seja leve e passe rápido. Elas são comuns e, muitas vezes, não representam risco à saúde. Mesmo assim, é importante conhecer os tipos e causas para estar atento ao momento de procurar o médico e também para saber como tratar. Um dos tipos de dores que muitas pessoas sentem é a dor de cabeça na nuca. Veja quais são as principais causas e o que fazer a respeito.

O que pode ser?
A dor de cabeça na nuca é bem comum quando se está vivendo momentos de tensão, como em casos de estresse emocional. Também acontece por causa da pressão alta e da ansiedade. Mas existem casos mais sérios em que a dor aparece junto com outros sintomas de doenças como meningite ou por causa de um aneurisma cerebral. Veja mais sobre cada caso a seguir:

Por pressão alta
Quando uma pessoa que tem pressão alta passa por uma situação que faz a sua pressão subir, um dos sintomas que poderá ter é a dor na região da nuca, seguida de outros sintomas como visão turva ou embaçada.

Cefaleia tensional
A cefaleia tensional é um dos tipos de dores de cabeça mais comuns. Ela costuma surgir por causa do excesso de tensão na musculatura em volta do pescoço e ao redor do crânio, o que explica por que a dor fica mais localizada na nuca, podendo irradiar para outras partes da cabeça, ser leve ou moderada e ser aguda ou crônica.

Contratura ou torcicolo
Problemas musculares como contratura e torcicolo causam dores fortes na nuca, no pescoço e na parte superior das costas. Costuma surgir após exercícios ou atividades intensas nas costas e ombros ou pela má postura ao dormir. É bem comum dormir com o pescoço torto e acordar com essa forte dor.

Artrose
Outra causa pode ser a artrose, que causa a degeneração das articulações. Como existem muitas articulações na região do pescoço, a doença pode causar a degeneração nesse local e causar dores. A dor tende a aliviar em repouso e a aumentar ao movimentar ou tossir.

Meningite
A meningite é uma doença grave que afeta as meninges, que são as membranas em volta do cérebro e da medula espinhal. Ela pode ser causada por bactérias, fungos, vírus, parasitas, tumores ou determinados medicamentos. A dor na nuca é um dos sintomas, mas nesse caso o paciente também vai apresentar febre, náuseas, vômito, mal estar geral, sensibilidade à luz e confusão mental.

Aneurisma
No aneurisma cerebral ocorre a dilatação de um vaso sanguíneo no cérebro que, se romper, pode gerar um AVC hemorrágico. É nesse rompimento que surge uma forte e repentina dor na nuca. Antes do rompimento dificilmente há sintomas, mas há casos de dor de cabeça na nuca constante.

Precisa se preocupar?
Depende do caso. Em uma cefaleia tensional comum, a dor vai passar sozinha ou com um remédio para dor de cabeça.

Mas se perceber que a dor não passa, mesmo com medicamentos, massagens ou repouso, e persistir por mais dias, é bom procurar um médico para fazer exames. Se for um caso de pressão alta, meningite ou aneurisma, vai precisar de atendimento o quanto antes para se tratar.

Ainda assim, nesses casos, vale lembrar que a pessoa provavelmente irá apresentar outros sintomas, então, são esses sintomas em conjunto que vão definir se deve haver preocupação e uma atitude imediata.

O que fazer?
Procurar um médico é sempre a melhor recomendação quando não se tem certeza do motivo da dor de cabeça na nuca. Se souber que não há risco de ser aneurisma, meningite ou pressão alta, existem remédios para tratar a dor, que podem ser os de farmácia (analgésicos e relaxantes musculares) ou chás relaxantes e anti-inflamatórios, como de gengibre e camomila, além de massagens para dor de cabeça.

Fonte: Priscilla Riscarolli / Dicas Online - https://www.dicasonline.com/dor-de-cabeca-na-nuca/

Recomendado pelo Google: