header top bar

section content

Alivie câimbras e dor articular causada pela chikungunya com dois ingredientes que você tem em casa

A câimbra se diferencia do adormecimento, pois causa dor na musculatura, enquanto que o adormecimento somente adormece as extremidades devido à falta de irrigação sanguínea.

Por Melhor com Saúde

22/04/2019 às 09h21

Remédio com limão para aliviar a dor articular e as câimbras

A dor articular e as câimbras são afecções comuns em esportistas e pessoas idosas ou que fazem grande esforço muscular diário. Em qualquer momento pode-se sentir dor nos joelhos, cotovelos ou pulsos. Também pode-se experimentar espasmos musculares. Felizmente, existe um remédio natural para aliviar estes sintomas: o limão.

Se você se encontra dentro do grupo de risco que sofre com dores articulares e câimbras, preste atenção nas propriedades e benefícios que o limão tem para combater estes incômodos sintomas. No entanto, antes de tudo, devemos aprender a identificá-los para não os confundir com outros, como por exemplo, a dormência.

O que é uma câimbra e o que a causa?
A câimbra é uma contração muscular repentina e involuntária acompanhada de dor. Esta pode ser leve ou intensa até o ponto de paralisar por alguns minutos à pessoa que a sofre.

Em atletas costuma ocorrer ao finalizar um exercício de alta intensidade ou estresse muscular. Outras pessoas podem sofrê-las durante a noite. Apresentam-se com maior frequência nas pernas, mas também podem aparecer nos pés, mãos, braços e abdômen.

As câimbras são causadas por tensão muscular, baixos níveis de eletrólitos, falta de circulação sanguínea nos músculos e compressão dos nervos.

O que é a dor articular e o que a causa?
A dor articular se apresenta em qualquer articulação e é um sintoma de lesões ou diferentes afecções articulares como:

Artrite
Artrose
Tendinite
Osteoartrite
Bursite

Costumam ser tratadas com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto, as alternativas naturais como o limão são excelentes opções para aliviar a dor.

Quais são os benefícios do limão frente a dor articular e as câimbras?
O limão é rico em flavonoides, vitaminas A, C e E, e também contém ácido cítrico. A vitamina C é antioxidante, anti-inflamatória e ajuda a manter o colágeno do corpo. Por outro lado, o ácido cítrico tem propriedades diuréticas e depurativas.

Entre seus benefícios se encontram:

Fortalecer o sistema imune
Aliviar a dor de garganta
Prevenir os cálculos renais
Melhorar a circulação sanguínea
Estimular o metabolismo

Também tem um efeito positivo na hora de aliviar a dor articular e as câimbras. Isso se deve à grande quantidade de potássio contida no limão. Neste caso, a casca do limão é ideal para o tratamento.

Da próxima vez que decidir fazer uma limonada ou suco de limão, não jogue a casca fora porque estaria perdendo seus vários benefícios. Da casca do limão se extrai o óleo essencial de citronela, excelente repelente de mosquitos. Também contém vitamina C e pectina. Esta última tem propriedades depurativas e contribui para a eliminação do colesterol ruim do organismo.

A casca de limão tem propriedades anti-inflamatórias e relaxantes. Estas a convertem em um ingrediente maravilhoso para aliviar as dores nas articulações. Tome nota!

Remédio com casca de limão para aliviar a dor articular e as câimbras

Ingredientes
1 xícara de azeite de oliva extra virgem (250 ml)
2 limões grandes, preferentemente orgânicos
4 folhas de eucalipto

Como implementos para o preparo e aplicação do remédio precisaremos ter em mãos um frasco de vidro com tampa, papel filme de cozinha e uma fita adesiva.

Modo de Preparo
Descasque os dois limões e coloque as cascas dentro do recipiente de vidro. Adicione o azeite de oliva e assegure-se de que cubra as cascas de limão.

Pegue as folhas de eucalipto, corte-as em pedaços e adicione-as à mistura. Tampe bem o recipiente e deixe repousar durante 2 semanas em um local seco e escuro.

Depois do tempo indicado, comece a aplicar a preparação com uma gaze. Para isso deve empapá-la no óleo e deixá-la como compressa na zona afetada. Para que não se mova, pegue um pedaço de filme de cozinha e cubra a gaze. Fixe o curativo com fita adesiva durante a noite enquanto dorme.

Repita o tratamento todos os dias para obter melhores resultados. Se não, a aplicação mínima recomendada é de 3 vezes por semana. Faça-o até que a dor desapareça por completo.

Lembre-se de ser disciplinado com o tratamento se quiser ver resultados em menos tempo. A chave está em ser constante, assim que dê prioridade a sua saúde e tome alguns minutos toda noite para aplicar o remédio. Da mesma forma, consulte um especialista se esta pode ser uma terapia alternativa para sua condição.

Fonte: Melhor com Saúde - https://melhorcomsaude.com.br/remedio-com-limao-para-aliviar-a-dor-articular-e-as-caimbras/

Recomendado pelo Google: