header top bar

section content

IMJOB e Faculdade Santa Maria divulgam data de lançamento do livro: Gênero e Economia Solidária

O IMJOB e a Faculdade Santa Maria expressam sua alegria pelo lançamento do livro Gênero e Economia Solidaria.

Por Lindalva Cruz -Assessoria de assuntos sociais e responsável pelo comitê científico

21/04/2019 às 11h04 • atualizado em 21/04/2019 às 13h43

Informações sobre o lançamento do livro

Instituto Maria José Batista Lacerda-IMJOB é uma entidade filantrópica fundada em 10 de outubro de 2013, nasceu como forma de manter vivo o legado de solidariedade e do amor ao próximo da senhora Maria José Batista Lacerda. Ela mulher simples do povo que viveu no século passado no município de Cajazeiras, era humilde, mas buscava aperfeiçoamento, conhecimentos para servir os mais necessitados, sobretudo na área da saúde, era muito sensível às causas sociais e humanas. Dona Maria dedicou sua vida a família e ás pessoas mais pobres, servindo-os como parteira e depois como enfermeira, quando ainda não tinha serviço público de saúde no município de Cajazeiras.

Parceria
Hoje, o IMJOB e a Faculdade Santa Maria expressam sua alegria pelo lançamento do livro Gênero e Economia Solidaria. Ambas as instituições estabeleceram uma relevante parceria desde de 2013. O IMJOB, a partir de então, fiel ao legado daquela que lhe deu o nome e a sua missão, se estendeu a quase todo o Sertão ao encontro do que há de mais original no processo de construção do conhecimento e de ampliação da cidadania.

Projetos inovadores
Assim, IMJOB chegou aos movimentos sociais, às ONGs, aos empreendimentos de economia solidária, as associações, assentamentos e às universidades como UFPB, UFCG e UFPE. Essa reciprocidade proporciona aos nossos estudantes uma formação conectada com as demandas da sociedade contemporânea e ao mesmo tempo traz para o debate na academia esses atores sociais, isto é, fortalece um sistema de troca na construção dos novos saberes e na criação de projetos inovadores.

Essa prática integradora garante reconhecimento e credibilidade, quer por parte dos envolvidos diretamente, das instituições locais, quer por organismos internacionais a exemplo da Assistência Medica Internacional-AMI, que se dispõe a colaborar com o trabalho. Após cinco anos de caminhada o IMJOB agrega mais de quarenta grupos organizados como sujeitos sociais distintos com demandas diversas. Neste momento de instabilidade nacional, o IMJOB é um parceiro indispensável dos referidos sujeitos coletivos na defesa dos direitos, do meio ambiente e da pluralidade de expressões.

A Faculdade Santa Maria nessa parceria dispõe do amparo teórico, por meio da biblioteca física e digital, da assessoria da escrita científica, do seu Grupo de Estudo Pesquisa e Extensão em Gênero, Economia Solidaria e Cidadania- GEPEGESC, do seu Concelho Científico, da estrutura física, além de professores no acompanhamento semanal do COMITÊ CIENTÍFICO DO INSTITUTO. Desse modo, estamos todos de parabéns, academia, comunidades e a sociedade civil pelo primeiro de muitos livros, vários artigos, da nossa participação no debate latino americano por meio Associação Latino América de Sociologia-ALAS, mediado pelo IMJOB, da proposta de novos projetos, a exemplo do projeto AÇÕES SOCIOCULTURAIS: FORTALECIMENTO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NA COMUNIDADE CIGANA PARAÍBA-PB, ESTUDO QUÍMICO, BIOLÓGICO E NUTRICIONAL DA SPONDIAS MOBIN. CAPACITAÇÃO EMPREENDEDORA PARA GERAÇÃO DE EMPREGO, POTENCIALIZAR E TRANSFORMAR IDEIAS EM NEGÓCIOS, Parceria com COMITÊ DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS DO SERTÃO e a ONG CASA DO ÁRIDO para construção da casa modelo no Sertão.

Cajazeiras 08/04/2019

Recomendado pelo Google: