header top bar

section content

Mais uma cidade do Sertão ganha prêmio ¨Brasil Sorridente¨do Conselho de Odontologia

O Conselho Regional de Odontologia da Paraíba, elegeu mais uma cidade do Sertão para receber o Brasil Sorridente. O primeiro lugar ficou com SJRP.

Por

12/05/2011 às 15h56

Depois do município de São João do Rio do Peixe ter conseguido o primeiro lugar no Conselho Regional de Odontologia da Paraíba, na indicação para o Prêmio Brasil Sorridente, do Conselhos de Odontologia, na edição 2011, agora foi a vez de São Bento, que também foi destaque.

O município foi enquadrado na categoria até 50 mil habitantes e ficou no segundo lugar. O município de São João do Rio do Peixe foi o vencedor e único indicado na Paraíba para concorrer ao Prêmio na categoria com população de até 50 mil habitantes.

Nacional
Em nível nacional, os vencedores foram os municípios de Barracão (PR), na categoria até 30 mil habitantes; Cambé, também no Paraná, categoria até 50 mil habitantes e Anápolis (GO), na categoria acima de 300 mil habitantes.

Prêmio
Os municípios vencedores, definidos pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), ganharão um Consultório Odontológico.

De acordo com a Coordenadora de Saúde Bucal do município de São Bento, Márcia Almeida Marques, os critérios básicos exigidos para a seleção são os seguintes:

a) número de habitantes x, número de cirurgiões-dentistas da rede pública x carga horária mensal comprovada através do Cadastro Nacional de Estabelecimentos ou vínculo de prestação de serviços;

b) relação entre equipes de Saúde Bucal e equipes do Programa de Saúde da Família e a cobertura populacional alcançada pelas mesmas razões no município;

c) maior número de policlínicas e de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em funcionamento no município ou com referência, de acordo com o PDR ( Plano de Desenvolvimento Regional) do Estado, mediante apresentação do fluxo de referência e contra referência;

d) o que apresentar melhor desempenho na promoção à saúde bucal dos pacientes com necessidades especiais, do idoso, da gestante, do bebê, prevenção, diagnóstico precoce e encaminhamento para tratamento do câncer bucal ou outros programas relacionados à saúde bucal, desenvolvidos pelo município.

e) O que apresentar programas de desenvolvimento profissional, capacitação e/ou educação continuada aos profissionais de saúde bucal da rede pública;

f) O que promover concurso público e/ou processo seletivo para contratação de profissionais de saúde bucal na Atenção Básica e no CEO.

/

DIÁRIO DO SERTÃO com Ascom

Tags:
Recomendado pelo Google: