header top bar

section content

VÍDEO: Programa Diversidade em Foco debate sobre o histórico do Sindicalismo e sua atual conjuntura

Os professores sindicalistas enfatizaram a união dos sindicatos para o fortalecimento no enfrentamento às perseguições e conquistas da classe trabalhadora.

Por Henrique Nogueira

04/02/2019 às 08h35

O programa Diversidade em Foco da última quinta-feira (31) recebeu o professor Eugênio Rodovalho de Alencar e a professora Elinete Lourenço, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Cajazeiras, SINFUNC. O tema abordado foi o Sindicalismo em seu histórico e na conjuntura atual.

Durante o programa, que é apresentado pela professora Maria do Carmo, o professor Eugênio fez um relato das primeiras manifestações dos trabalhadores na Inglaterra, na Europa e no Brasil. Em seguida a professora Elinete Lourenço enfatizou que o atual momento é difícil para a classe trabalhadora uma vez que “direitos conquistados à custa da luta dos trabalhadores e força sindical estão sendo ameaçados”, declarou a convidada.

VEJA TAMBÉM: VÍDEO: Programa Diversidade em Foco debate sobre a Família como um ‘laboratório divino’

Os sindicalistas cajazeirenses relataram a história da origem do SINFUNC e as lutas encaminhadas por este sindicato, assim como também as conquistas, destacando que o sindicado é hoje referência para outras cidades. Elinete relatou ainda a contribuição da Central Única dos Trabalhadores, CUT,  na formação sindical através de cursos e outros eventos com o objetivo de fortalecer a política sindical.

O programa Diversidade em Foco  vai ao ar pela TV Diário do Sertão todas as quintas-feiras, às 15 horas da tarde, abordando temas de alta importância.

Recomendado pelo Google: