header top bar

section content

VÍDEO: Helder diz que Gilberto foi condenado por “receber sem trabalhar”; médico nega e rebate adversário

No debate da TV Diário do Sertão com os candidatos a prefeito de Sousa, Helder Carvalho pede que Gilberto Sarmento preste esclarecimentos sobre processo no TCE em que supostamente teria sido condenado a devolver recursos públicos de quando era secretário de Saúde

Por Luis Fernando Mifô

02/10/2024 às 15h02 • atualizado em 02/10/2024 às 15h20

No quinto bloco do debate da TV Diário do Sertão com os candidatos a prefeito do município de Sousa, o candidato de situação, Helder Carvalho (PSB), pede que o médico Gilberto Sarmento (União) preste esclarecimentos sobre um processo de 2013, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), em que teria sido imputado ao médico a pena de devolução de mais de R$ 200 mil por ter recebido honorários sem trabalhar na Secretaria Municipal de Saúde de Sousa.

Na resposta, Gilberto Sarmento alega ter sido absolvido dessa condenação e explica que quando era secretário, atendia nos plantões do Hospital Regional de Sousa, mas exercia o cargo de gestor da Saúde no período da manhã.

“Toda a sociedade de Sousa sabe que eu dava plantão na segunda-feira e na quinta-feira e exercia o cargo de secretário de manhã, e fui um dos melhores secretários até hoje, pode ver as benfeitorias que nós fizemos. E eu não fui condenado, o Tribunal de Contas do Estado me absolveu, eu não devolvi nenhum dinheiro”, justificou o médico.

Na réplica, Helder Carvalho enfatiza que seu adversário responde a mais de 20 processos e que um deles é uma ação penal por peculato (crime contra a administração pública), em que teria sido condenado em primeira instância há 3 anos e 4 meses de reclusão, além da devolução de mais de R$ 200 mil por suposto desvio de recursos de uma empresa. O caso estaria em fase recursal.

“Não sou eu que estou fugindo, eu estou falando de fatos. O senhor fala em aprisionamento, mas não responde à pergunta, não diz objetivamente o que o povo quer ouvir. Isso aqui é uma oportunidade para o senhor esclarecer ao povo de Sousa o que é verdade e o que é mentira”, rebate Carvalho.

Na tréplica, Gilberto Sarmento novamente nega que tenha sido condenado a devolver recursos públicos, afirma que o prefeito Fábio Tyrone é alvo de “400 processos” na Justiça e diz que Helder Carvalho foge do debate de proposituras porque não tem conteúdo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: