header top bar

section content

Curso de Medicina da UFCG em Cajazeiras recebe conceito três do MEC

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) vai de 1 a 5, sendo que os cursos com conceito 3 são aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade do MEC para funcionarem.

Por

04/06/2010 às 19h17

Uma comissão de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC, atribuiu conceito 3 ao curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ministrado no campus de Cajazeiras.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) vai de 1 a 5, sendo que os cursos com conceito 3 são aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade do MEC para funcionarem.

O relatório com o resultado da avaliação foi apresentado pelas integrantes da comissão – professoras doutoras Tânia Ruiv e Maria de Fátima Costa – na noite desta terça, dia 1º, no Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras, após dois dias de intenso trabalho.

De acordo com o documento, foram avaliadas as três dimensões do curso quanto à adequação ao projeto proposto: a organização didático-pedagógica; o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas. O curso foi criado em junho de 2007 e possui atualmente 246 alunos matriculados.

“Estamos satisfeitíssimos com este resultado”, comemorou o diretor do CFP, José Cezário Almeida, que atribuiu a boa pontuação ao compromisso dos gestores da UFCG com a oferta de ensino de qualidade.

“No relatório, as avaliadoras fizeram questão de reconhecer o trabalho desenvolvido pela Reitoria no sentido de viabilizar a consolidação do curso, enaltecendo ainda os investimentos feitos desde a criação da graduação, há três anos”, comentou.

Segundo ele, o documento também destaca a adequação do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) às exigências do MEC. “Sem dúvidas, fruto do trabalho ali realizado pelo professor da UFCG, o diretor Antônio Fernandes, e sua equipe”. O HRC funciona como hospital-escola desde o início do ano, através de convênio firmado com o Governo do Estado.

Cezário adiantou ainda que, tão logo o reitor Thompson Mariz retorne da França – onde integra comitiva acadêmica brasileira – estará se reunindo para tomar as providências recomendadas pela comissão do Inep, “basicamente referentes à contratação de professores e suplementação do acervo bibliográfico”, disse.

Inep
O Inep conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no País, produzindo indicadores e um sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC. A avaliação para autorização é feita dois avaliadores sorteados entre os cadastrados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis).

Ascom

Tags:
Recomendado pelo Google: