header top bar

section content

Mais da metade dos candidatos da Paraíba não têm ensino superior. Confira os detalhes!

Das 425 candidaturas já registradas, apenas 212 possuem curso superior, o que equivale a 49,88% do total.

Por

16/07/2010 às 07h28

Estatísticas disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral sobre as estatísticas de candidaturas da Paraíba mostram que mais da metade dos candidatos para as eleições deste ano não possuem curso superior.

Das 425 candidaturas já registradas, apenas 212 possuem curso superior, o que equivale a 49,88% do total.

O estudo revelou que dentre os candidatos que disputarão as eleições deste ano, existem 59 com curso superior incompleto, 108 concluíram o ensino médio, e 15 deles nem isto conseguiram terminar. A relação prossegue com 18 que só têm o ensino fundamental, 12 que não concluíram o ensino fundamental e até um candidato que apenas sabe ler e escrever (requisito mínimo para ser candidato).

Deputado estadual
Os piores índices são dos candidatos a deputado estadual, em que apenas 47% dos deles têm curso superior. E é neste grupo que está incluída a candidata Maria do Socorro Rodrigues (PTdoB) que tem o pior grau de instrução, pois em seu registro consta que ela sabe apenas ler e escrever.

Governo
Dentre os seis candidatos a governador, cinco deles têm curso superior. A exceção fica por conta de Francisco de Assis, candidato do PCB que tem curso superior incompleto.

Já entre os candidatos a vice-governador, a realidade é diferente. Apenas o petista Rodrigo Soares e o candidato do PSTU Lissandro Saraiva têm curso superior. Rômulo Gouveia (PSDB) tem curso superior incompleto, Jocimar Oliveira (PCB) tem o ensino médio completo e Gilberto Ferreira (PCO) tem ensino médio incompleto.

A candidata Ana Júlia Soares Cardoso teve problemas em sua documentação e ainda não teve sua candidatura registrada. Ela estava na tarde desta quarta-feira no TRE corrigindo os problemas, mas seus dados ainda não entraram nas estatísticas. Outros 10 candidatos estão nesta situação. Quando todos forem registrados, o número de candidaturas vai saltar de 425 a 436.

Da Redação do Diário do Sertão
com assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: