header top bar

section content

Estudante de cidade sertaneja representa PB em Olimpíada de Português em Brasília

Mariana é aluna do 8º ano da Escola Municipal Ensino Fundamental Galdino da Silva, município de Carrapateira, que tem 340 alunos.

Por

29/11/2010 às 18h02

A estudante Mariana Pedrosa Alves, 13 anos, viaja a Brasília no próximo domingo (05) para representar o estado da Paraíba durante a final da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. Mariana é aluna do 8º ano da Escola Municipal Ensino Fundamental Galdino da Silva, município de Carrapateira, que tem 340 alunos.

A Escola é a primeira da Paraíba com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que agora terá maior representatividade com a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa a qual a estudante Mariana concorre ao primeiro lugar.
Segundo informação veiculada no Portal Correio, a estudante se inscreveu na categoria “Memórias”, onde descreveu a história de um antigo Engenho que existia na cidade de Carrapateira na década de 1930. Com o título “ Engenho da minha infância”, Mariana conquistou e convenceu um corpo de jurados por onde passou o texto com 55 linhas.

Aprovação
O texto concorreu com outras obras de alunos de todo o Estado da Paraíba, para chegar até a final a aluna conseguiu aprovação da Secretaria de Educação do Município, depois enfrentou 17 mil estudantes inscritos que estiveram na capital João Pessoa, onde novamente foi escolhida para representar a Escola em Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, orientada pela professora de português Valma Laene Pedrosa, a estudante conseguiu conquistar as medalhas de bronze e de prata.

Medalha de Ouro
Se conquistar a medalha de ouro, a estudante vai ganhar um computador e uma impressora junto com a professora. Já a Escola será contemplada com 10 computadores, impressora e ainda um acervo de livros para a biblioteca.
Para a diretora Maria Mendes Vieira, Mariana é motivo de orgulho e de incentivo a outros estudantes que vivem as mesmas dificuldades que ela “temos uma escola pequena, porém muito compenetrada com o trabalho realizado em sala de aula, Mariana é fruto desse trabalho que vamos continuar fazendo com os demais estudantes”, enfatizou a diretora.

Agora Mariana viaja no próximo domingo (28) para Brasília onde pretende voltar com a medalha de Ouro, “quando me inscrevi não achava que iria chegar tão longe e tudo que estou vivendo hoje é um sonho”, afirmou Mariana com entusiasmo.
Para os pais da estudante a professora Valéria e André Pedrosa que moram junto com a menina na zona rural de Carrapateira, há 2 km da cidade, Mariana já pode se considerar vitoriosa por chegar aonde chegou, “estamos todos muito felizes com a conquista de Mariana, ela é uma menina dedicada e gosta muito de estudar, isso nos deixa felizes, se o prêmio vier será bem vindo, senão já estamos felizes por ela”, disse a mãe.

DIÁRIO DO SERTÃO com Portal Correio

Tags:
Recomendado pelo Google: