header top bar

section content

Cidades do Sertão sediam 7ª edição do ViAção PB; evento envolve mais de 500 jovens. CONFIRA!

Esta 7ª edição está sendo realizada em municípios que fazem divisa com outros estados. Serão exibidos filmes: Passadouro e Coxixola Existe, é Aqui!.

Por

03/07/2011 às 17h38

A edição 2011 do Projeto ViAção Paraíba Fronteiras 2011 será encerrada com atividades em três municípios a partir desta terça-feira (5) até quinta (7). A cidade de Conceição, no Vale do Piancó, vai sediar o evento, mas os moradores de Ibiara (PB) e Mauriti (CE), também vão poder conferir a Mostra de Filmes Curtametragem durante as três noites.

A formação crítica nas linguagens de cinema e vídeo, a discussão sobre migração e o surgimento de novos realizadores são os principais objetivos do ViAção Paraíba, que é composto pelo minicurso ‘Aprendendo a Ler Imagens em Movimento’, ministrado por Torquato Joel, e pela mostra de filmes nordestinos, seguida de debate. Desde 2006, o projeto já passou por 18 cidades do interior da Paraíba, envolvendo mais de 500 jovens nas oficinas, que repassam noções gerais das linguagens de cinema e vídeo.

Esta 7ª edição está sendo realizada em municípios que fazem divisa com outros estados. Em maio, as ações foram até Umbuzeiro, no Cariri paraibano, que faz divisa com Pernambuco, e em junho, o projeto esteve em Picuí, no Curimataú, fronteira com Rio Grande do Norte. Agora será a vez da cidade de Conceição, vizinho ao Estado do Ceará.

Minicurso
As aulas do minicurso vão ser ministradas no Instituto João Siqueira de Figueiredo, em Conceição. Já a mostra de filmes, que tem entrada aberta ao público, será realizada a partir das 20h. Na terça-feira (5) acontece no Clube Cesar Ramalho, na cidade de Ibiara (PB); na quarta (6), no Centro Social Urbano (CSU), em Mauriti (CE), e na quinta-feira (7) no Teatro e Cine São João, em Conceição (PB).

Fimes
Serão exibidos os filmes ‘Passadouro’ (PB) e ‘Coxixola Existe, é Aqui!’ (PB), ambos dirigidos por Torquato Joel; ‘A Canga’ (PB), de Marcus Vilar; ‘Tempo de Ira’ (PB), de Marcélia Cartaxo e Gisela Melo; ‘O Som do Tempo’ (PE), de Petrus Cariri, e ‘Lá Traz da Serra’ (PB), direção de Paulo Roberto. Após a exibição haverá debate sobre o problema migratório dos municípios.

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: