header top bar

section content

VÍDEO: “Resultado no Enamed confirma êxito do projeto pedagógico”, avalia coordenador de Medicina do UNIFSM

Professor Caio Visalli assegura que os investimentos que o UNIFSM vem fazendo, alinhados à dedicação da direção e do corpo docente, podem garantir a evolução gradual de conceito no Enamed, como ocorreu na avaliação do MEC

Por Luis Fernando Mifô

22/01/2026 às 17h20 • atualizado em 22/01/2026 às 17h26

O bom desempenho dos estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM) no Enamed foi recebido com orgulho pela instituição. Segundo o coordenador do curso, professor Caio Visalli, o conceito 3 comprova que, além da ótima estrutura, o projeto pedagógico vem sendo aplicado com êxito. Se continuar dessa forma, em breve a nota subirá para 4, é o que projeta o educador.

Na Paraíba, entre os cursos de Medicina que ficaram dentro da faixa considerada satisfatória na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), o curso do UNIFSM, em Cajazeiras, no Sertão do estado, recebeu conceito Enade 3. Essa nota coloca o curso como o melhor entre faculdades privadas do estado, ao lado do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), que também obteve 3.

“Foi um resultado positivo, mas a gente já tinha a segurança em relação ao ensino que o Centro Universitário promove e a segurança em relação aos estudantes que se formam médicos, tanto pela sua infraestrutura, quanto pelo corpo docente capacitado e comprometido. Esse resultado reflete compromisso, tanto do Centro Universitário com essa formação, quanto dos próprios estudantes nesse processo”, ressalta professor Caio.

Clínica Escola do UNIFSM

Professor Caio Visalli assegura que os investimentos que o UNIFSM vem fazendo, alinhados à dedicação da direção e do corpo docente, podem garantir a evolução gradual de conceito no Enamed, até atingir nota 5, como aconteceu em outras avaliações, como a do Ministério da Educação (MEC).

“Quando a gente faz bem feito, a gente prova que se pode fazer em qualquer lugar. Cajazeiras já se destaca há muito tempo como polo educacional, e com o passar do tempo, cada vez mais, demonstrando que o Sertão tem um grande potencial em relação à área da saúde. Formamos bons profissionais e eles se destacam nos seus campos de prática, e a gente tem um caminho aberto para que se desenvolva cada vez mais”, salienta o coordenador.

O desempenho no Enamed – com tendência de evolução – reforça o posicionamento do UNIFSM como referência em ensino superior na Paraíba. “A ideia não é parar, é crescer cada vez mais; que Cajazeiras cresça, que a Santa Maria cresça, que venham novos profissionais, que venham novos cursos e que a gente possa se desenvolver cada vez mais e, com isso, desenvolver a região também, que é o grande objetivo da instituição”, frisou professor Caio.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: