header top bar

section content

VÍDEO: João Azevêdo se reunirá com investidores em Barcelona para implantar Parque Tecnológico em Cajazeiras

Governador assegurou que Cajazeiras irá, sim, ganhar uma unidade descentralizada do Parque Tecnológico Horizontes da Inovação para impulsionar a educação científica e a produção tecnológica no Sertão paraibano

Por Luis Fernando Mifô

19/01/2026 às 19h13 • atualizado em 19/01/2026 às 19h17

Durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (19), após a inauguração do Palácio dos Despachos, em João Pessoa, o governador João Azevêdo assegurou que Cajazeiras irá, sim, ganhar uma unidade descentralizada do Parque Tecnológico Horizontes da Inovação para impulsionar a educação científica e a produção tecnológica no Sertão paraibano.

Azevêdo antecipou para a TV Diário do Sertão que a implantação do Parque terá apoio de investidores da Espanha, e que em fevereiro ele estará em Barcelona para tratar de parcerias.

“Estamos trabalhando nisso. Em fevereiro eu tenho uma viagem internacional, vou ter que ir até Barcelona, onde a gente está, junto com um grupo da Espanha, preparando esse polo de tecnologia para o Sertão, e logo vamos ter novidade na região”.

João Azevêdo inaugurou em dezembro do ano passado o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação em João Pessoa, um novo espaço no Centro Histórico que visa fortalecer a ciência, tecnologia e inovação na Paraíba, abrigando startups, incubadoras e promovendo a revitalização urbana com investimento de mais de R$ 32 milhões. A iniciativa busca integrar governo, universidades e setor produtivo, além de consolidar a Paraíba como polo tecnológico, com foco em desenvolvimento sustentável e economia criativa.

João Azevêdo na inauguração do Palácio dos Despachos, em João Pessoa (Foto: Diário do Sertão)

Em outubro, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, recebeu uma comitiva de políticos e profissionais da educação de Cajazeiras, onde aconteceram os primeiros encaminhamentos para implantar o Parque Tecnológico da cidade.

Outro compromisso firmado pelo secretário Claudio Furtado foi a abertura de um curso de IA, como parte do Projeto Limite do Visível. A estimativa é que sejam ofertadas cerca de 100 vagas.

Em abril de 2025, o Governo da Paraíba lançou um novo edital para o projeto, com 520 vagas em cursos superiores gratuitos na área de tecnologia e com bolsa estudantil mensal de R$ 1 mil durante todo o período de formação.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: