header top bar

section content

Curso de Medicina do UNIFSM é o melhor da Paraíba entre faculdades privadas no Unamed; veja a lista

Entre as universidades públicas, os cursos de Medicina da UFCG e da UFPB também se destacaram com um bom conceito (nota 4) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica

Por Luis Fernando Mifô

19/01/2026 às 18h42 • atualizado em 19/01/2026 às 18h47

Centro Universitário Santa Maria em Cajazeiras (Foto: TV Diário do Sertão)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (19) a lista dos cursos de Medicina das universidades públicas e privadas que foram avaliados na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Dos 351 cursos avaliados em todo o Brasil, 107 ficaram com notas 1 e 2, consideradas insatisfatórias pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). 24 cursos tiveram como resultado o conceito Enade 1, o menor índice; e 83 cursos tiveram como resultado o conceito Enade 2. As instituições de ensino que tiveram essas notas vão ser punidas com restrição no Fies e suspensão de vagas.

As melhores notas na Paraíba

Na Paraíba, entre os cursos de Medicina que ficaram dentro da faixa considerada satisfatória, destaque para o Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), localizado em Cajazeiras, no Sertão do estado, com conceito Enade 3. Essa nota coloca o curso do UNIFSM como o melhor entre as faculdades privadas do estado, ao lado do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), que também obteve 3.

O curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, conquistou nota 4, juntamente com os cursos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) nos campus de Campina Grande e Cajazeiras, também com Enade 4.

De acordo com o Inep, cerca de 89 mil alunos, entre aqueles que estão concluindo a faculdade e em outros semestres, participaram da avaliação. Dos concluintes (cerca de 39 mil), que são aqueles que estão perto de chegarem ao mercado de trabalho para atender o público, apenas 67% teve o que o instituto chama de “resultado proficiente”, ou seja, conseguiu mostrar na avaliação conhecimento suficiente. O restante, quase 13 mil alunos, não foi satisfátório.

Pontuações das universidades e faculdades da Paraíba no Enamede (Reprodução)

Melhores e piores resultados

As piores avaliações (notas 1 e 2) aparecem principalmente em cursos de instituições públicas municipais (87,5%). Também tiveram desempenho fraco as instituições privadas com fins lucrativos, com 58,4% dos cursos nas faixas 1 e 2, e as chamadas instituições especiais, que somaram 54,6% nessas mesmas faixas. As privadas sem fins lucrativos registraram um terço dos cursos com conceitos considerados insuficientes.

Já os melhores resultados (notas 4 e 5) ficaram concentrados, sobretudo, no setor público federal e estadual. Nas universidades públicas federais, 87,6% dos cursos alcançaram os conceitos mais altos. Entre as estaduais, esse percentual foi de 84,7%. As instituições comunitárias e confessionais também se destacaram, com quase metade dos cursos na faixa 4, embora tenham presença menor na faixa máxima.

O que acontece agora com os cursos:

  • 8 cursos não vão mais poder receber alunos, estão suspensos do Fies e de outros programas federais;
  • 13 cursos vão ter que reduzir pela metade o número de cursos e também estão suspensos do Fies e de outros programas federais;
  • 33 cursos vão ter que reduzir em 25% o número de vagas, além de estarem suspensos do Fies e de outros programas federais;
  • 45 cursos não podem mais aumentar o número de vagas.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, as universidades vão ter um prazo para apresentar uma defesa e reforça que a proposta com o curso é garantir a qualidade do ensino, protegendo a população que, depois, é assistida por esses profissionais.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: