header top bar

section content

VÍDEO: Chico Nogueira destaca papel estratégico do IFPB Sousa: “único campus com perfil agrícola”

Segundo o docente, com a criação do IF Sertão, "o único campus agrícola vai ficar no Instituto Federal do Sertão da Paraíba, em um campus que tem desenvolvido muitos projetos junto com a agricultura familiar"

Por Luiz Adriano

07/01/2026 às 18h21 • atualizado em 07/01/2026 às 18h29

Durante entrevista no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, nesta quarta-feira (7), o professor Chico Nogueira, diretor do IFPB campus Sousa, destacou a diversidade de cursos na unidade e o alcance regional da instituição, com foco na importância do campus no contexto do projeto de criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano (IFSPB).

Segundo ele, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em Sousa, vem se consolidando como uma das principais referências educacionais e de desenvolvimento regional no Sertão, especialmente na área agrícola.

Atualmente, o IFPB de Sousa atende aproximadamente 1.500 estudantes, oriundos de cerca de 40 municípios, abrangendo cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Um exemplo desse alcance regional é o município potiguar de Tenente Ananias, de onde partem dois ônibus diários de estudantes com destino ao campus.

A unidade funciona em dois espaços: a sede administrativa, localizada às margens da BR-230, no bairro Sorrilândia, e a Escola-Fazenda, onde funciona a maior parte dos cursos, situada no distrito de São Gonçalo.

IFPB – Campus de São Gonçalo, no município de Sousa (Foto: Divulgação)

Cursos – O campus oferece cursos nas mais diversas áreas, com destaque para a vocação agrícola. Entre eles estão Agroecologia, Tecnologia em Alimentos, Medicina Veterinária, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Licenciatura em Química, Licenciatura em Letras na modalidade a distância (EaD), Curso Técnico em Informática, Curso Técnico em Meio Ambiente, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na área de Agroindústria e Especialização em Medicina Veterinária.

Segundo Chico Nogueira, o campus Sousa possui um papel estratégico dentro da rede federal. “Sousa é o único campus com perfil agrícola hoje do IFPB. Em se desmembrando essa instituição, o único campus agrícola vai ficar no Instituto Federal do Sertão da Paraíba, em um campus que tem desenvolvido muitos projetos junto com a agricultura familiar nos perímetros irrigados aqui do entorno da escola de São Gonçalo”, ressaltou.

Diferencial – O diretor enfatizou que a missão do Instituto Federal vai além da formação acadêmica tradicional. “A gente entende que o nosso papel não é só colocar estudantes dentro de quatro paredes e depois entregar um diploma. Isso é importante, sem dúvida, mas também é nosso papel contribuir para a construção de conhecimento, desenvolvimento e tecnologia para o território, especialmente para a agricultura e a pecuária”, afirmou.

Diante da possibilidade de criação do IF Sertão da Paraíba, Chico Nogueira acredita que o campus Sousa poderá ampliar ainda mais sua atuação. “A gente acredita que, com essa perspectiva do IF Sertão, temos a possibilidade de fortalecer aquilo que já fazemos hoje na condição de Instituto Federal da Paraíba”, concluiu.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: