VÍDEO: Professor Ivo Lavor explica a natureza e a importância do planejamento e formação no “Diário Educação”
Com as instituições de ensino retomando suas atividades, Ivo destaca que este é o momento ideal para refletir sobre como esses dois pilares sustentam a qualidade do ensino
O professor e psicopedagogo Ivo Lavor, em sua coluna semanal “Diário Educação” no programa Olho Vivo, discutiu nesta segunda-feira (05) um tema fundamental para o início do ano letivo: “Planejamento e Formação: Natureza e Importância”.
Com as instituições de ensino retomando suas atividades, Ivo Lavor destacou que este é o momento ideal para refletir sobre como esses dois pilares sustentam a qualidade do ensino.
Ele explica a diferença entre os conceitos: “Formação é diferente de planejamento. Quando a gente está falando de formação, a formação ela pode ser inicial — e aí tem a graduação, a pós-graduação — e a formação continuada, que pode ser aquela formação que nós adotamos como uma estratégia para melhorar os nossos conhecimentos”, disse.
LEIA TAMBÉM:
“A formação, ela é mais autônoma, apesar de ter os processos formais de formação… nós também temos o nosso próprio comportamento formativo, que é a nossa leitura, a nossa leitura de mundo, o nosso comportamento voltado para o melhoramento dos nossos conhecimentos, habilidades e atitudes”, compeltou.
Ivo Lavor também destacou a natureza do planejuamento que, segundo ele, “não basta você saber, você ter conhecimento, é preciso também colocá-lo em uma ‘esmartização’, ou seja, você ter um sistema para você seguir. Isso é planejar, para que você possa executar”.
No retorno às salas de aula, o planejamento e a formação contínua surgem como os verdadeiros diferenciais para uma educação de excelência. Segundo o professor Ivo Lavor, entender a natureza de cada um desses processos é o primeiro passo para uma prática docente assertiva.
Enquanto a formação envolve tanto o percurso acadêmico formal (graduação e especializações) quanto o esforço individual de “leitura de mundo” e atualização constante, o planejamento é a ferramenta que organiza esse conhecimento. Lavor ressalta que planejar não é apenas preencher documentos, mas sim criar um sistema de execução que dê sentido à teoria.
Um ponto de destaque na análise do psicopedagogo é a flexibilidade. O planejamento escolar não deve ser visto como algo imutável, mas como um guia dinâmico que se adapta às necessidades reais que surgem durante o ano letivo. “Até que a aula aconteça, muitas coisas aconteceram antes”, lembra o professor.
A coluna Diário Educação vai ao ar semanalmente dentro do Olho Vivo, na TV e Rede Diário do Sertão.
Clique aqui e saiba mais sobre o professor Ivo Lavor. Acesse seu canal do Youtube aqui.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário