VÍDEO: Com alunos de Cajazeiras e João Pessoa, IFPB fica em 1º lugar entre os IF´s nacionais na Maratona SBC
A equipe "Mil Tributos à Bala Laika", formada por estudantes dos campi de Cajazeiras e João Pessoa, superou quase 200 competidores e colocou novamente o IFPB da Paraíba em 1º lugar entre os institutos federais e na 46ª colocação no geral, em disputa com universidades públicas e privadas.
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) repetiu o sucesso da etapa estadual em João Pessoa e se consagrou novamente como o melhor instituto federal do Brasil na 30ª Maratona SBC de Programação, dessa vez na finalíssima em São Paulo, entre os dias 06 e 09 desse mês.
Competindo com 66 equipes de institutos federais e universidades públicas e privadas de todo o país, a equipe “Mil Tributos à Bala Laika”, formada pelos alunos Victor Ivis e João Pedro Santos, do IFPB de Cajazeiras; e Gabriel Andrade, do IFPB de João Pessoa, superou quase 200 competidores e colocou novamente o IFPB da Paraíba em 1º lugar entre os institutos federais e na 46ª colocação no geral.
Victor Ivis destaca que a experiência de participar da maior competição de programação do Brasil é enriquecedora como estudante e como ser humano. “O ambiente é muito competitivo e os problemas são todos enriquecedores porque você tem que pensar bastante fora da curva, afinal de contas é uma maratona para selecionar os finalistas”.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: IFPB de Cajazeiras vai modernizar Laboratório de Máquinas visando excelência em usinagem e automação
- VÍDEO: IFPB publica edital de concurso com 43 vagas para professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
- Estudantes de Monte Horebe conquistam medalhas entre 10 melhores em Olímpiada de Matemática; confira ranking

A equipe “Mil Tributos à Bala Laika” é formada pelos alunos João Pedro Santos, do IFPB de Cajazeiras; Gabriel Andrade, do IFPB de João Pessoa; e Victor Ivis, do IFPB de Cajazeiras (Foto: Diário do Sertão)
Gabriel Andrade também ressalta a importância de estar em um ambiente competitivo com alunos de todo o Brasil. “Toda essa trajetória até chegar aqui foi muito enriquecedora em quesito de conteúdo, de conhecer o pessoal que passou pela mesma coisa e está no mercado de trabalho hoje em dia, e continuam incentivando a gente a competir nessas maratonas. A gente só tem a agradecer e disputar as próximas que estão por vir”.
Os paraibanos foram acompanhados pela professora Valéria Cavalcante e pelo professor Paulo de Tarso. “Os alunos que se destacam nessa competição ficam muito visados pelas grandes empresas de tecnologia da informação. Hoje a gente tem ex-alunos que estão trabalhando na Google e outras grandes empresas mundiais de computação”, destacou professor Paulo.

A equipe “Mil Tributos à Bala Laika” é formada pelos alunos Victor Ivis, do IFPB de Cajazeiras; Gabriel Andrade, do IFPB de João Pessoa; e João Pedro Santos, do IFPB de Cajazeiras (Foto: Reprodução)
Em 2025, a Maratona SBC de Programação completou 30 anos de história, consolidando-se como a maior competição de programação do Brasil e uma das mais relevantes da América Latina.
Criada em 1996 pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Maratona nasceu a partir das etapas regionais classificatórias do International Collegiate Programming Contest (ICPC), torneio que reúne anualmente milhares de estudantes de mais de 100 países. É voltada para alunos e alunas de graduação e início de pós-graduação nas áreas de Computação, Matemática e afins.
A edição deste ano bateu recorde de inscritos, com mais de 1,1 mil times de todo o Brasil. Outro ponto de destaque é o aumento gradual da presença feminina. Em 2024 foram 454 competidoras entre 2.640 participantes. Na edição de 2025, dos 4.042 participantes, 745 foram meninas.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário