header top bar

section content

VÍDEO: Escolas mostram como vem se preparando para o Exame Nacional de Ensino Médio, em Cajazeiras

O programa Entre Nós deu ênfase a eficácia da escola integral, focada em acolhimento e protagonismo e suas estratégias intensivas para o ENEM, incluindo aulões externos, garantindo a confiança dos alunos na reta final

Por Luís Otávio com supervisão de Priscila Tavares

06/11/2025 às 15h34 • atualizado em 06/11/2025 às 17h51

Na última quarta-feira (05), o programa “Entre Nós” recebeu importantes profissionais da área da educação que atuam na ECIT Professora Nicéa Claudino Pinheiro. O debate contou com a participação da diretora escolar Lívia Albuquerque, da coordenadora da base técnica Asheley Emmy e da professora de biologia Angela Morais, que juntas discutiram os diferenciais que a escola em tempo integral oferece aos seus alunos.

A professora Angela Morais, natural de Juazeiro do Norte-CE, iniciou na área da educação em 2009 na Paraíba, na ECIT, em 2021. Ela é professora de Biologia e Projeto de Vida, além de coordenadora da área de Exatas e Natureza. Angela Morais deu destaque a alguns projetos que a escola oferece para incentivar o protagonismo dos alunos.

“Nós temos os eventos que a escola promove, como o SILAH que é o evento de Humanas e Linguagens, de mostra de ciência. Esses eventos trabalham o protagonismo do nosso aluno, avulsa a curiosidade e estima a criatividade, inovação”, disse.

A professora Asheley Emmy iniciou sua carreira em 2016 e tem vínculo com a escola desde 2017, lecionando Linguagem de Programação, Engenharia de Softwares e Desenvolvimento Web. Ela ressaltou a importância de investir no protagonismo estudantil durante o Ensino Médio

“Por serem jovens e terem a mente mais jovem, eles [estudantes] acabam desenvolvendo habilidades, que as vezes essas habilidades não foram desenvolvidas anteriormente ou ao longo do curso, então, o aluno consegue ser protagonista, tanto da sua vida como da sua história, desenvolvendo essas habilidades e verificando as competências que precisam ser desenvolvidas” ressaltou Ashelley.

A diretora da ECIT Professora Nicéa Claudino Pinheiro, Lívia Albuquerque, com 15 anos de experiência em educação, criou vínculo com a instituição em 2019. Durante o programa, ela detalhou como a escola tem auxiliado os estudantes na reta final para o ENEM.

“Nessas últimas semanas nós fizemos um cronograma de aulões e aí nós convidamos, não só os professores da nossa escola, como também professores externos de outras instituições pra complementar esse trabalho com mais eficácia”, comentou a diretora.

Professora Asheley Emmy, diretora Lívia Albuquerque e professora Angela Morais (Foto: Reprodução Diário do Sertão)

A proximidade da prova do ENEM motivou o programa “Entre Nós” a ouvir os jovens e entender como eles estão se sentindo neste período crucial. Alunos da Escola Estadual Dom Moises Coelho relataram a intensidade da preparação.

Os alunos Letícia Alves Samuel Alex destacam como estão sendo os preparativos para a prova do ENEM 2025.

“Nessa semana eu estou tentando pegar mais pesado, já que está chegando a reta final pra prova tão esperada, e eu estou preferindo focar mais em redação, porque querendo ou não, é uma área bastante importante da prova”, relatou Letícia

“Em relação ao meu psicológico, eu estou bem tranquilo, focado pra prova, e acho que vai da tudo certo…No começo eu estava bem ansioso, eu estava nervoso, não sabia como eu ia me sair, mas agora eu estou muito mais confiante e acho que vou me sair bem”, disse Samuel.

O professor Francisco Dantas também reforçou o empenho da instituição, relatando as ações preparatórias para os estudantes.

“A nossa escola tem realizado nesse último mês algumas atividades e articulação, com o objetivo de preparar esses alunos para o ENEM. Ao exemplo do que aconteceu esta semana como aulões, conversas, alinhamentos pedagógicos, orientações, com a presença de profissionais específicos da área”, destacou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: