VÍDEO: “Dia A de Alfabetização” premia professores e mostra resultados positivos da educação de Bom Jesus
Evento que tem como objetivo principal celebrar os avanços na alfabetização infantil, divulgar as práticas de sucesso das escolas municipais e valorizar o trabalho docente dos professores e professoras
Abrindo as festividades de 62 anos de emancipação política do município de Bom Jesus, no Alto Sertão paraibano, a prefeitura realizou a 2ª edição do “Dia A de Alfabetização”, evento que tem como objetivo principal celebrar os avanços na alfabetização infantil, divulgar as práticas de sucesso das escolas municipais e valorizar o trabalho docente dos professores e professoras.
O ginásio da Escola Maria do Carmo Gonçalves recebeu educadores, gestores públicos, estudantes e familiares numa bonita festa, que teve apresentações das escolas, com poesia, música e teatro; stands para atividades lúdicas e uma novidade: a 1ª edição do Prêmio Professor e Professora Alfabetizadores de Excelencia, instituido por lei municipal para reconhecer e valorizar os profissionais da educação, em especial os professores do 1º e do 2º ano do ensino fundamental, que estão na linha de frente no processo de alfabetização dos estudantes.
Nessa edição, seis professoras e um professor foram premiados pelo desempenho no processo de alfabetização e dividiram um prêmio em dinheiro de quase R$ 11 mil.
Da Escola José Roque de Souza, receberam o prêmio as professoras Ana Cleide Paulino e Maria das Virgens de Abreu. Representando a Escola Maria do Carmo Gonçalves, receberam: Maria José Batista Alves, Maria Francineide de Lucena, Damiana Alves de Souza e Letícia da Silva Filho. Por fim, o professor Lucas José também foi premiado, representando a Escola Júlio Dias Ferreira.

Seis professoras e um professor de Bom Jesus foram premiados pelo desempenho no processo de alfabetização e dividiram quase R$ 11 mil (Foto: Reprodução/TV Diário do Sertão)
Para se ter uma ideia do desempenho da educação de Bom Jesus, a taxa de alfabetização na idade certa saiu de 25,06% em 2023 para 68,42% em 2024, superando as projeções estadual e federal e a meta municipal estabelecida para 2028.
A prefeita Denise Bayma destaca que o avanço desses índices se dá a partir de investimentos na infraestrura das escolas, na aquisição de materiais didáticos de qualidade, na formação continuada dos profissionias da educação e, acima de tudo, através da valorização do professor.

O ginásio da Escola Maria do Carmo Gonçalves recebeu educadores, gestores públicos, estudantes e familiares numa bonita festa (Foto: Reprodução/TV Diário do Sertão)
“Desde o início nós temos um compromisso firmado com a nossa educação. Hoje é dia de planejar e festejar as transformações no município, em especial na educação, e dia de projetar futuros cada vez melhores, junto com as nossas crianças, adolescentes, professores e com nossos servidores públicos”, falou a prefeita.
A secretária de Educação Kalliety Lacerda ressalta ainda que o município está concluindo duas escolas conveniadas com o Governo do Estado, uma na cidade e outra no Distrito de São José, e com isso a estimativa é de que Bom Jesus aumente o número de matrículas em tempo integral.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário