header top bar

section content

VÍDEO: Professor revela três estratégias essenciais para melhorar a memorização durante a leitura

Ivo Lavor ressaltou ainda a importância entre o equilíbrio da mente e do corpo para uma boa aprendizagem

Por Larissa Melo com supervisão de Priscila Tavares

27/10/2025 às 18h19 • atualizado em 27/10/2025 às 18h21

Professor Ivo Lavor, colunista do Diário Educação no programa Olho Vivo, abordou, nessa segunda-feira (27), técnicas para melhorar a memorização do conteúdo lido. Segundo Lavor, há um fenômeno comum acontecendo, onde as pessoas estão facilmente esquecendo aquilo que leem.

“Você não está lendo da forma correta”, foi o que disse o professor antes de trazer três estratégias para desenvolver uma leitura melhor.

Ivo Lavor enfatiza que a emoção é um fator que ajuda muito na memorização.

“Toda vez que você sente entusiasmo, ou quando você tem uma surpresa, ou coisa desse tipo, que gera coisas positivas, são cenários interessantes para você desenvolver a leitura”, disse.

Alguns hábitos que podem ajudar a aumentar as emoções positivas, vão desde ler em um ambiente limpo e seguro, onde o leitor se sinta confortável, até escutar uma música.

Além disso, o descanso é crucial para um bom aprendizado, sem esse tempo de folga a leitura vira algo maçante, mais com esse tempo de descanso o cérebro toma a informação como importante de ser memorizada.

“Quantas e quantas vezes muitas pessoas ficam emergidas horas e horas em estudos e acabam ficando fadigadas, como virando a noite fazendo leituras, e diz assim: ‘Poxa eu não estou mais lembrando de nada’. É porque você não adotou essa estratégia, está mais do que provado que o nosso cérebro ele aprende entre os espaçamentos, entre o sono e o descanso”, afirmou o professor.

Ivo Lavor ressaltou ainda a importância entre o equilíbrio da mente e do corpo para uma boa aprendizagem.

“Veja esse dado: a cada batida do coração, o filtro sanguíneo leva glicose, oxigênio e BDNF, que é a proteína que cria novas conexões neurais, em outras palavras, a cada 20 minutos de atividade física há possibilidades de você reter 30% a mais de aprendizagem”, explicou o especialista.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: