header top bar

section content

VÍDEO: Diretora destaca sucesso do ParaJogos, evento inclusivo realizado pela ECIT Cristiano Cartaxo

Waléria Patrício destacou o protagonismo dos alunos que participaram da primeira edição do evento e dos feedbacks que recebeu da comunidade escolar

Por Luís Otávio com supervisão de Priscila Tavares

16/09/2025 às 19h43

Em entrevista ao programa “Entre Nós” a diretora da ECIT Cristiano Cartaxo, Waléria Patrício, falou sobre o projeto ParaJogos, que teve sua primeira edição realizada no dia 25 de agosto. Ela destaca que o evento é voltado ao acolhimento e inclusão dos estudantes e a valorização das suas potencialidades, promovendo respeito e integração através do esporte.

A diretora falou do sucesso que foi o evento e da sua importância para comunidade estudantil.

“Os jogos [Jogos Internos da instituição] foram um sucesso, mas observamos que nossos estudantes, que hoje são atendidos pela sala de Atendimento Educacional Especializado da ECIT, não tiveram o protagonismo que gostaríamos, então diante disso a professora Gabriella [Vilar] procurou a direção e trouxe a ideia [do ParaJogos]. Nos reunimos e saiu esse grande evento”, disse a diretora.

ParaJogos ECIT Cristiano Cartaxo (Foto: Divulgação)

O evento reuniu atividades como dama, xadrez, uno, jogos eletrônicos e muito mais. Waléria Patrício ressaltou o feedback que recebeu dos alunos depois do evento.

“Temos relatos, a exemplo do aluno Paulo Ricardo, que participou de várias modalidades, de várias competições, que recebeu premiação. Nós temos relatos do aluno Paulo Ricardo em que ele se sentiu agradecido, se sentiu feliz, demonstrou essa felicidade em se sentir incluído, em se sentir parte, por que eu acho que é assim que se faz a educação, é quando nós encontramos no outro, embora veja as suas diferenças, as suas divergências, encontramos no outro um apoio para que a gente possa seguir de mãos dadas e encontrar, principalmente, o projeto de vida de cada um”, pontuou.

ParaJogos ECIT Cristiano Cartaxo (Foto: Divulgação)

O Brasil possui cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência, o que representa cerca de 8,9% da população, segundo o IBGE. Ao promover iniciativas como essa, a escola busca não apenas estimular a prática esportiva como também conscientizar a comunidade sobre a importância da inclusão e valorização das diferenças.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: