VÍDEO: Professor explica qual tipo de leitura, em livro digital ou de papel, é mais benéfico para o cérebro
Ivo Lavor levanta um importante debate sobre os impactos da leitura digital e da leitura em papel no desenvolvimento humano
Em sua coluna semanal “Diário Educação”, o professor Ivo Lavor levanta um importante debate sobre os impactos da leitura digital e da leitura em papel no desenvolvimento humano. Ele defende que, apesar da facilidade de acesso à informação proporcionada pelo meio digital, a leitura em livros físicos continua sendo mais eficaz para o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo.
A experiência finlandesa: um alerta para a educação
Ivo Lavor cita como exemplo a experiência da Finlândia, segundo ele, o país que nos anos 2000 inovou ao adotar um sistema de ensino predominantemente digital, eliminando livros e cadernos de papel das salas de aula. Vinte anos depois, em 2020, uma avaliação do desenvolvimento das crianças e jovens revelou dados preocupantes.
LEIA TAMBÉM:
Pela primeira vez na história, o QI dos filhos estava inferior ao dos pais, um fenômeno inédito até então. “Até a era de 1945, com a abertura das democracias e a disseminação do conhecimento, foi normal que o mundo inteiro passasse a ser mais inteligente”, explica Lavor.
Outra constatação alarmante foi a incapacidade de negociação e a dificuldade de interpretação de expressões faciais demonstrada por essa geração. Segundo o professor, a falta de interação social e de troca de olhares, comum na leitura em telas, prejudicou o desenvolvimento dessas habilidades.
Lavor explica ainda que a leitura em telas digitais não respeita o ritmo natural de aprendizado do cérebro. Por outro lado, a leitura em livros físicos, que permite fazer anotações e rascunhos, estimula a motricidade fina, um elemento fundamental para o desenvolvimento.
O professor conclui que a leitura e a escrita em cadernos, com o uso de lápis, borracha e régua, são elementos tradicionais que comprovadamente favorecem o desenvolvimento e respeitam o ritmo biológico do cérebro. A leitura mais eficaz, portanto, é a do livro físico, segundo o professor Ivo Lavor.
Clique aqui e saiba mais sobre o professor Ivo Lavor. Acesse seu canal do Youtube aqui.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário