VÍDEO: Professor Ivo Lavo destaca a importância da educação parental para crianças e defende Escola para Pais
Em sua coluna semanal o professor explica que a iniciativa busca capacitar os pais para o desafio de educar na contemporaneidade, abordando temas como autoconfiança, controle e comunicação assertiva
Em sua coluna “Diário Educação” desta segunda-feira, 16 de junho, o professor Ivo Lavor trouxe à tona o tema “Escola para pais: o que é e de quem é a responsabilidade?”, destacando a crescente necessidade de educação parental para realinhar o papel das famílias no processo educativo.
De acordo com Lavor, “escolas para pais” são uma proposta de educação parental que não tem relação com a alfabetização. Na prática, essa iniciativa busca capacitar os pais para o desafio de educar na contemporaneidade, abordando temas como autoconfiança, controle e comunicação assertiva.
O professor observa que, nos últimos tempos, as famílias parecem “desalinhadas” com as propostas educacionais, transferindo para as escolas responsabilidades que antes eram eminentemente paternas, como o ensino de valores, respeito e formação de caráter. Essa mudança sobrecarrega os educadores, que se veem diante do desafio de lidar com questões comportamentais e de relacionamento, muitas vezes em detrimento do conteúdo pedagógico.
LEIA TAMBÉM:
Lavor, que desenvolve essa proposta em escolas, ressalta que a iniciativa visa fornecer informações e orientações sobre temas essenciais como desenvolvimento infantil, disciplina positiva, saúde e bem-estar. Ele argumenta que essas pautas estão “desassistidas”, e as escolas sofrem com a ausência de “pais protagonista” como se via antigamente.
Quanto à responsabilidade, o professor Ivo Lavor é enfático ao afirmar que, considerando a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação parental acaba sendo uma atribuição do Estado. Por isso, ele defende a criação de uma política pública voltada especificamente para a educação dos pais.
Para Lavor, é fundamental que os pais “despertem para saberem o que é serem pais na atualidade”. Ele aponta que a escola tem assumido um ônus muito grande para alinhar as crianças em aspectos de comportamento e relacionamento, o que compromete a entrega do conteúdo que é sua responsabilidade primária. Um fator agravante, segundo o professor, é a descontinuidade da educação em casa, exemplificando com a rotina: enquanto na escola há uma rotina estabelecida, muitas crianças não encontram essa organização ao retornar para o lar.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário