VÍDEO: Em Cajazeiras, secretário afirma que Parque Tecnológico é prioridade e explica a etapa dos editais
Diversos segmentos da sociedade debateram na Câmara de Vereadores as etapas para a implantação do Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, em Cajazeiras, com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), Cláudio Furtado
Na noite desta sexta-feira (16), diversos segmentos da sociedade debateram na Câmara de Vereadores as etapas para a implantação do Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, em Cajazeiras, no Sertão do Estado. A sessão especial, proposta pelo vereador Alysson Américo (Alysson Voz e Violão – PSB), recebeu políticos, representantes de entidades de classe e líderes das iniciativas pública e privada, entre os quais o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), Cláudio Furtado.
Antes da sessão, porém, Furtado participou do programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, e antecipou algumas das etapas que devem ser seguidas para consolidar o projeto. Segundo ele, a partir da criação da SECTIES o governador João Azevêdo (PSB) colocou como ação prioritária a implantação do Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação (PTHI), que foi possível por meio da Lei Complementar Nº 188 que criou a Fundação Parque Tecnológico Horizontes da Inovação (FPTHI). O primeiro polo funciona em João Pessoa, e a intenção do governo é abrir outros em regiões diferentes para aproveitar o potencial local de cada uma.
“Essa vinda aqui é justamente para aglutinar todo o ecossistema que nós temos hoje, todo o polo de educação que já é muito forte aqui na área de Cajazeiras, polarizando 15 municípios, formando jovens não só para a região, mas para o Brasil inteiro. Você encontra profissionais da área de TI aqui de Cajazeiras em diversas empresas brasileiras”, ressaltou o secretário.
LEIA TAMBÉM:
A iniciativa de estabelecer o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação em Cajazeiras já começa a receber apoio de fora da Paraíba, como, por exemplo, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que emitiu uma carta endereçada ao secretário Cláudio Furtado destacando o “enorme potencial humano e acadêmico” da região.

Claudio Furtado esteve no programa Olho Vivo juntamente com políticos e profissionais que apoiam o projeto e com professores do IFPB (Foto: Diário do Sertão)
Furtado explica que a sessão de hoje na Câmara Municipal é o primeiro passo para unir forças e começar a trabalhar efetivamente no projeto. A etapa seguinte poderá ser os lançamentos de editais para estruturar laboratórios e fomentar startups da região com capital inicial.
“Não só a questão das empresas é importante, mas também oferecer serviços que esses laboratórios do IF e das universidades podem oferecer para resolver problemas reais de empresas; que eles possam captar recursos, tanto para melhorar cada vez mais a infraestrutura das nossas instituições de pesquisa, como também criar um ecossistema que dê maior proteção às empresas que nascem. A ideia de ter um parque tecnológico é criar um ambiente onde a empresa nascente, a startup, possa ter maior longevidade”, detalha o secretário.
Esse editais ocorrem não apenas por meio do Governo do Estado, mas também através do Governo Federal e de diversas fundações e programas, como a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ); os programas Centelha e TECNOVA, administrados pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); entre outros. Além disso, existem editais temáticos da própria Fundação Parque Tecnológico Horizontes da Inovação.
Segundo o secretário Cláudio Furtado, o Governo da Paraíba, sob a gestão do governador João Azevêdo, já investiu mais de meio bilhão de reais em ciência e tecnologia desde 2019. “Isso eu não estou colocando os recursos do chamado Complexo Científico do Sertão, onde está a Cidade da Astronomia em Carrapateira, o Vale dos Dinossauros em Sousa e o Museu de Arqueologia de Cajazeiras, que somam mais de 200 milhões de reais”, acrescentou.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário