header top bar

section content

VÍDEO: Reitor e vice-reitora eleitos na UFCG prometem gestão popular, coletiva e próxima dos campi

Com 61,32% dos votos válidos, o professor Camilo Farias, natural de Marizópolis, no Sertão, e a professora Fernanda Leal, da Chapa 3, foram eleitos reitor e vice-reitora da Universidade Federal de Campina Grande para o triênio 2025-2028

Por Luis Fernando Mifô

11/12/2024 às 18h54 • atualizado em 11/12/2024 às 20h35

Com 61,32% dos votos válidos, o professor Camilo Farias, natural de Marizópolis, no Sertão do estado, e a professora Fernanda Leal, da Chapa 3, foram eleitos reitor e vice-reitora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para o triênio 2025-2028. O resultado foi divulgado na noite desta terça-feira (10) pela Comissão da Consulta Democrática (CCD) após a apuração da votação em segundo turno.

A Chapa 1, composta pelo professor cajazeirense Antônio Fernandes (atual reitor) e pela professora Patrícia Hermínio Cunha Feitosa (vice), obteve 38,68% dos votos válidos.

No programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, os vencedores agradeceram à comunidade ecadêmica pela expressiva votação na consulta democrática, que pela primeira vez ocorreu de forma paritária, ou seja, com os três segmentos (estudantes, professores e técnicos administrativos) tendo peso equivalente a 1/3 do colégio de consulta, calculados sobre o número de votos válidos de cada um deles.

Camilo Farias e Fernanda Leal reforçaram o discurso utilizado durante a campanha sobre fazer uma gestão democrática e popular aproximando os campi, fortalecendo a prática do diálogo entre categorias e unidades e envolvendo a comunidade externa no dia a dia da universidade.

Na próxima sexta-feira haverá uma reunião do colegiado pleno para ratificar o resultado da eleição. Os passos seguintes serão a confirmação, por parte do Ministério da Educação (MEC), da conformidade da documentação dos votantes e candidatos e, finalmente, a nomeação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O presidente tem cumprido com a palavra de nomear apenas os primeiros colocados na escolha da comunidade. Então, nossa expectativa é a melhor possível, assim como nós temos o comprometimento de fazer uma gestão para todos, não apenas para aqueles que vieram conosco nesse processo”, disse Camilo.

Camilo Farias e Fernanda Leal, eleitos reitor e vice-reitora da UFCG (Divulgação)

Projeto dos 100 dias – Nos três primeiros meses de administração, a nova reitoria pretende colocar em prática algumas prioridades. No Olho Vivo, eles citaram a regularização do caléndário acadêmico; mais transparência sobre a matriz orçamentária para que todas as unidades e setores conheçam seus orçamentos no início do ano e possam se planejar; canais de comunicação e diálogo com as comunidades interna e externa, assim como uma maior aproximação entre os campi; e na infraestrutura realizar melhorias em salas de aula e laboratórios.

Transição – Camilo Farias imagina que não haverá grandes problemas durante a troca de reitoria. “A gente acredita que vai ocorrer de maneira adequada, até porque a institucionalidade está acima de qualquer desejo político ou qualquer vontade. Como bons republicanos, nós pedimos, inclusive, que sejamos acolhidos com uma equipe de transição para que a universidade não sofra qualquer problema na continuidade de suas atividades”, expressou o novo reitor.

Quem são os eleitos

Camilo Farias é doutor em Engenharia pela Universidade de Ehime, do Japão, mestre em Ciência e Engenharia de Materiais e graduado em Engenharia Civil, ambos pela UFCG. Atualmente é professor associado IV da UFCG, atuando na graduação e na pós-graduação, com foco na área de recursos hídricos e saneamento, como membro permanente no Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFCG.

Já exerceu os cargos de vice-reitor e de secretário de Planejamento e Orçamento da UFCG, ocasião em que foi coordenador da Regional Nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad). Também já foi coordenador administrativo da Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental, coordenador do curso de Engenharia Ambiental, vice-diretor do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus Pombal, e vice-coordenador do ProfÁgua – Polo UFCG.

É membro da International Association of Hydrological Sciences (IAHS) e um dos lideres do grupo de pesquisa Núcleo de Águas e Meio Ambiente (NAMA).

Fernanda Leal é doutora em Ciências Sociais pela UFCG, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e graduada em Psicologia pela UEPB. É professora da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd) do Centro de Humanidades (CH) da UFCG, onde atua na graduação e na pós-graduação.

Está no segundo mandato à frente da direção do CH. Já foi vice-diretora do CH, coordenadora administrativa da UAEd, vice-coordenadora do curso de Especialização em Educação Básica e coordenadora do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. Foi também coordenadora pedagógica do curso de extensão Unicampo, uma ação que contribuiu para a instalação do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus Sumé.

É membro titular do Grupo de Trabalho de Apoio e Fortalecimento das Escolas dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas, bem como avaliadora ad-hoc da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e membro fundadora do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI).

É organizadora de diversos livros relacionados à sua área de atuação, tendo publicado artigos em periódicos e livros de circulação nacional, sendo palestrante e conferencista em eventos locais, regionais e nacionais.

PORTAL DIÁRIO

Tags:
Recomendado pelo Google: