header top bar

section content

VÍDEO: Campus de Cajazeiras do IFPB celebra 30 anos de fundação como um dos mais importantes do Brasil

A instituição se destaca pela excelência no ensino técnico e superior, por isso recebe alunos de cidades circunvizinhas e até de outros estados

Por Luis Fernando Mifô

04/12/2024 às 19h23 • atualizado em 05/12/2024 às 17h58

Três décadas de transformação, educação e sonhos realizados. No dia 4 de dezembro, o Campus Cajazeiras do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) completa 30 anos de fundação. Um lugar onde histórias se cruzam, talentos florescem e o futuro se constrói a partir do Alto Sertão paraibano.

O Campus Cajazeiras do IFPB se destaca pela excelência no ensino técnico e superior, por isso recebe alunos de cidades circunvizinhas e até de outros estados. Desde sua criação em 1994, como Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) da Escola Técnica Federal da Paraíba, o campus tem transformado vidas através da competência e dedicação dos seus professores, pedagogos, equipe técnica e demais colaboradores.

Ao completar 30 anos de atividades na educação, ciência e tecnologia, o campus celebra um conjunto de experiências humanas e práticas de formação profissional que contribuem diretamente para a transformação da vida de muitas pessoas.

“Antes de tudo, é uma honra e uma gratidão estar à frente dessa instituição que foi construída por várias mãos de vários servidores, docentes e técnicos administrativos que já transformaram as vidas de milhares de sertanejos com os nossos cursos, com essa oportunidade de estar dando uma formação de qualidade na região”, destacou o diretor Abinadabe Andrade.

Celebração do aniversário de 30 anos do IFPB de Cajazeiras

Jovens e adultos encontram seus espaços de atuação profissional na sociedade a partir dos conhecimentos adquiridos e das conquistas alcançadas por este campus.

“Hoje é um dia de festa e de celebração dessa instituição que foi criada para realizar os sonhos das pessoas. E nós estamos festejando a transformação das vidas dos nossos estudantes e, consequentemente, as vidas de suas famílias”, frisou a ex-diretora Lucrécia Petrucci.

Atualmente, o IFPB Cajazeiras oferece uma ampla gama de cursos técnicos e superiores, incluindo Edificações, Eletromecânica, Informática, Meio Ambiente, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Licenciatura em Computação e Informática, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Licenciatura em Matemática e uma pós-graduação em Matemática.

Celebração do aniversário de 30 anos do IFPB de Cajazeiras

Desde que se tornou campus, o IFPB de Cajazeiras vem ampliando sua oferta de cursos e se consolidando cada vez mais como um centro de formação de alto padrão, atendendo cerca de 1.600 alunos nos cursos presenciais, de diversas faixas etárias e camadas sociais.

“Uma sensação de trabalho cumprido, atuação forte dos servidores docentes e técnicos administrativos para o cumprimento da missão institucional. O Instituto Federal está em todas as regiões geopolíticas. Mas aqui em Cajazeiras é especial, tem marcado esse papel de educação, de transformação e desenvolvimento”, enfatizou a reitora do IFPB, Mary Roberta.

A trajetória do Campus Cajazeiras é marcada pelo impacto positivo na educação e no desenvolvimento regional, contribuindo para a formação de profissionais capacitados não apenas para a Paraíba, mas também para outros estados. Esse marco de 30 anos celebra uma história de dedicação e transformação no Sertão paraibano.

“A gente tem acompanhado todas as mudanças, tudo que aconteceu nessa história e hoje a gente consegue enxergar o quanto essa instituição evoluiu, o quanto cresceu, no tamanho e na capacidade de modificar a vida das pessoas”, destaca Hugo Eduardo, diretor administrativo.

Celebração do aniversário de 30 anos do IFPB de Cajazeiras

Para celebrar a datal, uma programação com os lançamentos dos livros “Entrelugar da poesia no caos da pandemia”, dos organizadores Eva Campos, Jacinta Rodrigues, Sarahbelle Leitte e Talma Lúcia; “Reverberações Crônicas”, de Margarida Maria de Araújo; e o livro que narra a história do campus, “Encontro de Memórias: trajetórias do Campus Cajazeiras e seus 30 anos”, dos organizadores Ana Paula, Hegildo Holanda e Ildegarte Elouise.

A programação segue com solenidade dos 30 anos, com direito a bolo e parabéns; a apresentação do famoso poeta e músico Jessier Quirino e a inauguração da galeria de diretores.

DIÁRIO DO SERTÃO

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tags:
Recomendado pelo Google: