VÍDEO: Em podcast da FASP, CEO do Sistema Diário lamenta que Cajazeiras “não dá cartaz” ao Padre Rolim
Diferente da relação que Juazeiro do Norte tem com Padre Cícero, Petson Santos critica o fato de que Cajazeiras não enaltece seu "santo" fundador como ele merece. "Procure uma estátua, um monumento com Padre Rolim aqui"
Na estreia do Pod ADM, podcast do curso de Administração da Faculdade São Francisco da Paraíba- FASP, o fundador e CEO do Sistema Diário de Comunicação, Petson Santos, fez um desabafo criticando a falta de valorização da história e da imagem do Padre Inácio de Sousa Rolim, considerado o fundador de Cajazeiras e visto por muitos católicos locais como um santo.
Sacerdote com vocação para a educação, Padre Rolim é a figura histórica mais importante do Alto Sertão paraibano. Para se ter uma ideia, o lendário Padre Cícero Romão Batista, de Juazeiro do Norte (CE), foi uma das personalidades que estudou no colégio fundado pelo cajazeirense no início do século XIX.
O título oficial de “cidade que ensinou a Paraíba a ler”, aprovado na Assembleia Legislativa da Paraíba e sancionado pelo governador João Azevêdo, advém exatamente do papel fundamental que Padre Rolim exerceu na educação paraibana.
LEIA TAMBÉM:
Diferente da relação que Juazeiro do Norte tem com Padre Cícero, Petson Santos lamenta que Cajazeiras não enalteça seu “santo” fundador como ele merece.
“A gente tem vários cursos universitários, uma cidade que hoje borbulha a história das universidades e a gente tem um patrono que é show, que essa cidade não dá cartaz a ele, Padre Inácio de Sousa Rolim, o nosso fundador, que ensinou a Paraíba a ler. Estudem a história desse homem. Falava fluentemente várias línguas, ensinou gente que vinha de Recife, que vinha do Ceará, Padre Cícero foi aluno de Padre Rolim”, destacou Petson.
“Procure uma estátua, um monumento com Padre Rolim aqui. Tem museu aqui em Cajazeiras? Não tem. É uma crítica construtiva. A cidade não compra a história. Juazeiro comprou a história de Padre Cícero. Não é só a história religiosa, é a história do homem, daquele que dedicou sua vida pela cidade”, acrescenta o empresário.
Pod ADM
Petson foi o primeiro entrevistado do podcast do curso de Administração da FASP na quarta-feira (27), no estúdio da faculdade. O Pod ADM está disponível nas plataformas do Youtube e Spotfy.
O projeto é coordenado pela disciplina Marketing I, com o professor Marcos Vinícius Lins Ferreira e os alunos do 4º período. De acordo com a coordenadora do curso, professora Adilvaneide Costa, o projeto traz um novo capítulo de inovação e aprendizado, marcando o início de uma nova era de interação e engajamento entre alunos, professores e profissionais do mercado.
CEO do Sistema Diário de Comunicação – Petson Santos é formado em Administração, egresso da FASP, e sua trajetória de sucesso e visão empresarial foram características citadas pelo curso como requisitos necessários e motivadores para os futuros administradores.
Mais fotos:
Ele ressaltou a importância que seria a implantação de um monumento de padre Rolim na cidade e lembrou ainda que não há sequer um museu que conte a história do fundador. Petson faz uma comparação com Juazeiro do Norte que ao contrário de Cajazeiras, enalteceu Padre Cícero.
“A cidade não compra a história. A gente vai para Juazeiro e Juazeiro comprou a história de Padre Cícero. Não é só a história religiosa não, é a história do homem, daquele que dedicou a sua vida”, completou.
Petson Santos falou sobre vários outros temas importantes. Veja abaixo a entrevista na íntegra.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário