Formação capacita professores da rede municipal de ensino em São José de Piranhas
A capacitação foi conduzida pela articulação municipal e teve como foco principal a importância da avaliação somativa no processo de ensino-aprendizagem e os processos de logística e aplicação
Na última quinta-feira (24), a Secretaria Municipal de Educação de São José de Piranhas por meio da Articulação Municipal do RENAUFA, promoveu capacitação aos Coordenadores Escolares dedicada ao Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (SIAVE).
A capacitação foi conduzida pela articulação municipal e teve como foco principal a importância da avaliação somativa no processo de ensino-aprendizagem e os processos de logística e aplicação.
“O SIAVE Somativa é uma ferramenta que permite um diagnóstico mais preciso do aprendizado dos alunos, ajudando a identificar as dificuldades e as potencialidades de cada estudante”, explicou a coordenadora, Elivauma Oliveira.
A aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave), implantado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), ocorrerá em novembro entre 04/11 e07/11, com a avaliação de cerca de 500 (quinhentos) estudantes distribuídos em 04 (quatro) escolas na zona urbana e rural: EMEIF Antônio Lacerda Neto, EMEIF Irapuan de Vasconcelus Sobral, EMEIF, Joaquim Pereira Lima, EMEIF Umbelina Cavalcanti Sobral. Focada nestas etapas do Ensino Fundamental avalia o desempenho dos estudantes, sendo, portanto, uma ferramenta indispensável para a construção de ações mais concretas relacionadas à educação ofertada às crianças e aos jovens.
A Secretária Municipal de Educação, Fabiana Inácio, enfatizou a relevância da avaliação para a educação Piranhense. O programa Alfabetiza Mais Paraíba do Governo do Estado, juntamente com o Compromisso Nacional Criança Alfabetiza/CNCA atuam juntos aos municípios, a fim de assegurar a alfabetização na idade certa por meio de muitas iniciativas que permeiam grandes eixos como: fomento e reconhecimento de boas práticas. “O Siave é uma avaliação de extrema importância para o município, o SIAVE não é apenas uma ferramenta de avaliação; ele é um pilar fundamental para garantir que nossos alunos recebam uma educação de qualidade. Com ele, podemos identificar de forma mais precisa as necessidades dos estudantes, adaptando nossas estratégias pedagógicas e assegurando que cada um tenha a oportunidade de desenvolver seu potencial.”, explicou Fabiana Inácio, ressaltando também os impactos dos resultados das avaliações na organização do município.
Em São José de Piranhas, a preparação para as avaliações do SIAVE tem sido marcada por diversas estratégias e intervenções que visam aprimorar o desempenho dos alunos e a qualidade do ensino. Além disso, foram introduzidos momentos de acompanhamento pedagógico, onde equipes técnicas visitam as escolas para oferecer suporte e orientações personalizadas. Essas intervenções permitem identificar as dificuldades dos alunos precocemente, possibilitando a implementação de estratégias de intervenção.
Com essas ações, São José de Piranhas se prepara para o SIAVE de maneira eficaz, buscando não apenas cumprir requisitos, mas garantir que todos os estudantes tenham suas potencialidades reconhecidas e desenvolvidas.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário