header top bar

section content

Estudante de 10 anos, da cidade de Cajazeiras, conquista bronze em olimpíada internacional de matemática

João Cícero, do 5º Ano da Escola Nossa Senhora do Carmo, ficou entre os brasileiros que obtiveram índice bronze na Copernicus Olympiad, realizada pela Universidade de Columbia, em Nova York

Por Luis Fernando Mifô

30/03/2024 às 12h37 • atualizado em 30/03/2024 às 12h41

João Cícero com a bandeira do município de Cajazeiras (Foto: Arquivo Pessoal/Instagram)

O estudante João Cícero não para de colecionar grandes resultados em competições nacionais e internacionais que estimulam o interesse pela educação e pela ciência. Dessa vez, o pequeno cajazeirense de 10 anos conquistou medalha de bronze na Olimpíada Copernicus de Matemática, realizada pela Universidade Columbia, em Nova York.

A prova aconteceu de forma online, monitorada por câmera. João Cícero, aluno do 5º Ano do Ensino Fundamental I na Escola Nossa Senhora do Carmo, em Cajazeiras, ficou entre os estudantes brasileiros que obtiveram índice bronze na Copernicus Olympiad (veja aqui o resultado).

João foi convidado a participar da etapa global em Nova York, e para isso a organização disponibilizou um bônus financeiro. No entanto, não será possível fazer a viagem porque os pais não têm condições de arcar com o restante das despesas, que envolvem passagem e estadia.

Nome de João Cícero entre os classificados com bronze (Crédito: Reprodução)

João é filho do casal de funcionários públicos Francisco Jânio e Chislene Oliveira. A mãe contou ao Diário do Sertão que apesar de não poder garantir a viagem, ela e o marido estão super orgulhosos do desempenho do filho e, mais do que isso, do interesse dele pelos estudos.

“Os desempenhos dele nessas competições nos deixam orgulhosos, sim. Mas para nós é muito mais importante o incentivo que ele acaba dando para outros estudantes”, destaca Chislene.

João Cícero com os pais Francisco e Chislene (Foto: Arquivo Pessoal/Instagram)

Outras conquistas

Em dezembro de 2023, João Cícero conquistou medalha de ouro na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).

Em outubro do mesmo ano, ele já havia ficado entre os dez selecionados do Prêmio Sócios-Mirins da Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico Aeronáutica (AEITA) que vão participar de uma série de visitas a São José dos Campos, em São Paulo, polo aeroespacial brasileiro e sede da Embraer, do ITA e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). João desenvolveu dois experimentos: um carrinho movido a ar e um foguete de pulsão.

Certificado digital da Olimpíada Copernicus de Matemática para João Cícero (Foto: Reprodução)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: